Semana Santa

O QUE É A VIA-SACRA DA SEXTA-FEIRA SANTA? Entenda o que se comemora na PÁSCOA

Entenda sobre as tradições cristãs para a Semana Santa

Imagem do autor
Cadastrado por

Samara Cinobio

Publicado em 07/04/2023 às 5:50
X

A Páscoa é uma das principais datas comemorada pelos cristãos, onde é relembrada a crucificação e celebrada a ressureição de Jesus.

O período é iniciado no Domingo de Ramos, marcado pela chegada de Jesus à Jerusalém, e encerrado no domingo de Páscoa, na Semana Santa, celebrando a ressureição de Cristo.

Entenda o significado de cada dia da Semana Santa.

O que pode comer na Semana Santa?

A tradição mais conhecida é a de não comer carne na sexta-feira Santa. O hábito é rigidamente seguido, principalmente pelos católicos, devido a uma tradição milenar, que tinha o costume de  jejuar toda sexta-feira.

Atualmente, a tradição cristã fala sobre a abstenção de carne vermelha e frango na sexta-feira da paixão, no entanto, alguns cristãos optam por se absterem de todos os tipos de carne.

A escolha parte dos princípios e crenças individuais das pessoas.

Significado dos dias da Semana Santa:

Domingo de Ramos: O Domingo de Ramos abre a Semana Santa, o qual representa a celebração da entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição.

Segunda-feira Santa: É proclamado, durante a Missa, o Evangelho segundo São João. Seis dias antes da Páscoa, Jesus chega a Betânia para fazer a última visita aos seus amigos.

Terça-feira Santa: A mensagem central deste dia passa pela Última Ceia. É relembrado a hora crucial de Jesus. Cristo sente, na entrega, que faz a “glorificação de Deus”, ainda que encontre a covardia e o desamor. No Evangelho, há uma antecipação da Quinta-feira Santa. Jesus anuncia a traição de Judas e as fraquezas de Pedro. 

Quarta-feira Santa: É realizada a “Procissão do Encontro”, onde os homens saem com a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres saem de outro ponto com Nossa Senhora das Dores.

Quinta-feira Santa: É marcada por símbolos cristãos como Santos óleos, Lava-pés, Instituição da Eucaristia e Instituição do sacerdócio.

  • Santos óleos - São três os óleos abençoados nesta celebração: o do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos. É um momento de reafirmar o compromisso de servir a Jesus Cristo.
  • Lava-pés - É recordado a última ceia do Senhor. Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, demonstra seu amor por cada um e mostra a todos que a humildade e o serviço são o centro de sua mensagem.
  • Instituição da Eucaristia -  Relembra a Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído por Judas, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue através do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando, também, que oferecessem aos seus sucessores.
  • Instituição do sacerdócio - É a celebração da Ceia do Senhor, pois na véspera de sua Paixão escolheu reunir-se com seus discípulos e se recordassem d’Ele. Abençoou o pão e o vinho e compartilhou em sua Ceia.

Sexta-feira Santa: Representa a morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida simboliza o sinal de salvação e esperança para o mundo.

  • Via-sacra: A igreja propõe um momento reflexivo sobre o caminho percorrido por Jesus da sua crucifixão e morte na cruz.

Sábado Santo: É relembrado o momento em que Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos e permanece em silêncio.

Domingo da Ressurreição: É o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, permanecendo naquele local até a sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. Agora, Cristo vive!

Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

 

Tags

Autor