MÚSICA

LIA DE ITAMARACÁ: Vencedor do Grammy JON BATISTE diz quer colaborar com cirandeira

Cantor, compositor e pianista norte-americano levou no ano passado o principal prêmio do Grammy; artista revelou não conhecer Anitta e disse que preferia colaborar com Lia de Itamaracá

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 24/04/2023 às 11:25 | Atualizado em 24/04/2023 às 13:51
PATRICK T. FALLON/AFP E MARCUS LEONI/DIVULGAÇÃO
Jon Batiste vem conversando com equipe de Lia de Itamaracá há mais de um ano - FOTO: PATRICK T. FALLON/AFP E MARCUS LEONI/DIVULGAÇÃO

O cantor, compositor e pianista norte-americano Jon Batiste, que levou no último ano o principal prêmio do Grammy, o de "Álbum do Ano", batendo artistas como Billie Eilish, Taylor Swift e Kanye West, revelou que gostaria de trabalhar com Lia de Itamaracá, cirandeira que é ícone da cultura popular de Pernambuco.

"Estavam tentando marcar um encontro para eu tocar com uma menina chamada Anitta, você conhece esse nome?" perguntou o cantor, em entrevista à Folha de São Paulo.

Perguntado se gostaria de tocar com ela, Jon Batiste respondeu que o que gostaria mesmo seria tocar com outra brasileira, a pernambucana Lia de Itamaracá, de 79 anos. "O que eu queria mesmo era tocar com a Lia de Itamaracá", disse Batiste, que tem uma brasileira em sua banda Stay Human, a paulistana Nêgah Santos.

No Instagram, Lia de Itamaracá publicou: "Também não vejo a hora desse encontro acontecer, Jon Batiste. Estou aguardando ansiosamente por esse dia".

Em 2022, Jon levou para casa a maioria dos prêmios da edição já tenho batido seu recorde ao ser o nome mais mais indicado da academia naquele ano

JON BATISTE E LIA DE ITAMARACÁ

Essa não foi a primeira vez que Jon Batiste citou o nome de Lia. Em entrevista publicada pela CNN, em 2022, ele disse, ao comentar sobre a música brasileira: "Lia, se você me ouve, eu quero trabalhar com você". "Eu amaria colaborar. Eu estou muito, muito ocupado, mas vou encontrar tempo para você", disse Jon.

Nascido e criado em Nova Orleans, berço do jazz, Jon se identificou com o Brasil porque via aqui muita similaridade com sua cidade natal. "Todos eram tão calorosos, tão legais e hospitaleiros e todo mundo tinha uma linda alma. As pessoas são lindas. A paisagem e a comida pareciam paralelas com o que eu cresci em Nova Orleans", contou.

Na época, a CNN levou o recado para a cirandeira. E ela revelou que o cantor já a havia chamado por mensagem privada no Instagram em janeiro de 2022. Ele, inclusive, a convidou para uma apresentação em maio no Carnegie Hall.

A produção de Lia respondeu que ela estava na Ilha de Itamaracá e seria uma honra que eles se encontrassem. Contudo, não fizeram mais contato.

QUEM É LIA DE ITAMARACÁ?

Em 2024, quando completará 80 anos, Lia de Itamaracá será homenageada por duas escolas de samba do Sudeste: Nenê da Vila Matilde, de São Paulo, e Império da Tijuca, do Rio de Janeiro.

Ambas as escolas se inspiraram na trajetória de Lia na cultura popular para os seus temas. Nascida na Ilha do Litoral Norte do Estado, a artista trabalhou por muitos anos como merendeira de escolas públicas e trilhou um árduo caminho até o atual reconhecimento.

Em 2004, foi titulada como Patrimônio Vivo de Pernambuco e, em 2019, como Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco. Também tem tido forte presença na cultura pop, aparecendo em filmes com "Bacurau" (2019) e na série "Santo" (2022), da Netflix.

Comentários

Últimas notícias