CULTURA POPULAR

Lia de Itamaracá será homenageada por escolas de samba do Sudeste

Em 2024, quando completará 80 anos, a cirandeira mais conhecida do Brasil será tema da Nenê da Vila Matilde, de São Paulo, e da Império da Tijuca, do Rio de Janeiro

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 12/04/2023 às 16:05 | Atualizado em 13/04/2023 às 17:17
PABLO MENDONÇA/DIVULGAÇÃO
CARNAVAL 2024 Ilustração oficial do tema da Nenê de Vila Matilde, escola de samba de São Paulo - FOTO: PABLO MENDONÇA/DIVULGAÇÃO

Lia de Itamaracá segue levando a cultura popular pernambucana para o Brasil. Em 2024, quando completará 80 anos, a cirandeira será homenageada por duas escolas de samba do Sudeste: Nenê da Vila Matilde, de São Paulo, e Império da Tijuca, do Rio de Janeiro.

Ambas as escolas se inspiraram na trajetória de Lia na cultura popular para os seus temas do ano que vem. Nascida na Ilha do Litoral Norte do Estado, a artista trabalhou por muitos anos como merendeira de escolas públicas e trilhou um árduo caminho até o atual reconhecimento.

Em 2004, foi titulada como Patrimônio Vivo de Pernambuco e, em 2019, como Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco. Também tem tido forte presença na cultura pop, aparecendo em filmes com "Bacurau" (2019) e na série "Santo" (2022), da Netflix.

'Sou Lia, sou Nenê, sou de Itamaracá'

A escola Nenê da Vila Matilde foi a primeira a divulgar sobre o tema do próximo ano, com o título "Cirandando a vida pra lá e pra cá. Sou Lia, sou Nenê, sou de Itamaracá". A escolha foi do carnavalesco Fábio Gouveia, que nasceu em Pernambuco e se mudou para São Paulo ainda muito pequeno.

"Lia é a música da minha infância, sonho que embalou minha vida cantada pela minha mãe, tias, e amigos. A muito ansiava por este enredo, e não poderia ser diferente, é ancestral é missão, missão em nome das mulheres pretas que me rodeiam, enredo com a cara das mulheres fortes da Nenê, enredo com uma carga emocional gigante que requer cuidado, respeito e principalmente amor”, disse Fábio.

PABLO MENDONÇA/DIVULGAÇÃO
CARNAVAL 2024 Ilustração oficial do tema da Nenê de Vila Matilde, escola de samba de São Paulo - PABLO MENDONÇA/DIVULGAÇÃO

"Lia foi pensada a muito tempo, discutida e planejada para que tudo fosse sublime e está sendo. Untar, unir, juntar e de mãos dadas celebrar este patrimônio vivo".

O texto oficial da escola sobre o desfile ressalta que a proposta será contar a história de Lia: "Cantaremos uma história de mulher, uma história preta, que ganhou o mundo, falamos de uma história de caminhada, lágrimas e sorrisos, onde à superação se materializou em imortais cirandas, compostas à beira do mar, cantadas para Yemanjá, onde à cada bater das ondas nas brancas areias do litoral, se ouvia uma nota musical."

'Resistência de uma mulher negra'

Na Império da Tijuca, o tema ainda não tem título definido. A ideia, contudo, também partiu de um conterrâneo, o carnavalesco Júnior Pernambucano. Foi ele o responsável pelo tema "Negra, Pérola Mulher", que tornou o Império da Tijuca pela primeira vez o campeão da Série A, em 2013. Ele destacou a importância de um enredo que homenageia uma grande artista nordestina:

"Lia é Nordeste vivo, é a resistência de uma mulher negra, a cara do nosso Brasil. Fazer um enredo em homenagem a ela é a realização de um sonho de menino Pernambucano que foi totalmente encantado com suas melodias, com o colorido das suas roupas e, principalmente, da simplicidade de uma mulher legitimamente brasileira. Lia é cultura. Lia é nossa. Realizar o tema no Império da Tijuca é maravilhoso. Valorizar a negritude é o lema da escola e meu também", diz o carnavalesco.

Lia de Itamaracá tem mostrado estar emocionada pelas homenagens, sobretudo porque as iniciativas estão ocorrendo com a artista em vida. "Estou muito feliz de ser homenageada junto com os meus 80 anos. Isso é muito importante: estar viva vendo todas essas homenagens. É muito amor, vocês não sabem o que estou sentindo. O bom é que eu estou viva: essa é a maior felicidade que estou tendo."

EXPOSIÇÃO

YTALLO BARRETO/DIVULGAÇÃO
"Ocupação Lia de Itamaracá" chega ao Paço do Frevo, homenageando a cirandeira pernambucana - YTALLO BARRETO/DIVULGAÇÃO

Atualmente, Lia de Itamaracá é tema de exposição no Paço do Frevo, no Bairro do Recife, com a "Ocupação Lia de Itamaracá". A mostra fica em cartaz até dia 21 de junho, com visitação de terça a sexta, das 10 às 17h, e nos sábados e domingos, das 11 às 18h.

A mostra é composta por documentos, figurinos, objetos pessoais, fotografias, mobiliários e diversos recursos audiovisuais, como videoclipes e imagens recentes de apresentações da artista pelo mundo.

Ainda conta com materiais exclusivos como uma entrevista e um ensaio fotográfico inédito de Ytallo Barreto. As canções de Lia também ganham o devido destaque, como um tributo à trajetória de uma artista cuja vida e obra vêm fortalecendo a identidade do povo pernambucano a partir da Ciranda e de outros gêneros da cultura popular.

Comentários

Últimas notícias