AGENDA

Caixa Cultural Recife volta a ter programação movimentada em 2023; confira atrações

Instituição celebra 11 anos em maio com mediação comemorativa, além de peças e oficinas; Retomada de seleção pública para patrocínios irá agitar ainda mais a agenda no segundo semestre

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 08/05/2023 às 15:59 | Atualizado em 09/05/2023 às 10:21
DIVULGAÇÃO
Caixa Cultural Recife, localizada no Bairro do Recife - FOTO: DIVULGAÇÃO

A Caixa Cultural Recife, localizada em frente à praça do Marco Zero, cartão postal da capital, tem expectativa de ter uma programação movimentada em 2023. A agenda já tem diversas atrações em maio, quando a instituição comemora 11 anos de funcionamento.

Em âmbito nacional, a Caixa Econômica retomou a seleção pública para patrocínio de projetos culturais, nos segmentos de artes visuais, cinema, dança, música, teatro e vivências. Ao todo, serão R$ 30 milhões - as inscrições devem ser feitas no Programa Cultural Caixa até às 17h59 do dia 31 de maio.

Com essa seleção, a expectativa é que a Caixa Cultural Recife receba projetos de diversas linguagens a partir do final de setembro.

Contudo, a programação já tem ganhado um novo fôlego neste mês de maio, com ações contratadas através do programa educativo Gente Arteira e cessões de pauta. As inscrições para algumas dessas atividades podem ser feitas através do site da instituição.

Desde o dia 2 de maio, o espaço também teve o horário de funcionamento ampliado: de terça a sábado, das 10h às 20h, e nos domingos e feriados, das 10h às 18h.

PROGRAMAÇÃO EM MAIO

DANIEL BARBOSA/DIVULGAÇÃO
CAIXA CULTURAL Espetáculo "Eu Capitu", com texto de Carla Faour e direção de Miwa Yanagizawa - DANIEL BARBOSA/DIVULGAÇÃO
MIKE TORRES/OCC
CAIXA CULTURAL Núcleo Popular da Orquestra Criança Cidadã em ensaio - MIKE TORRES/OCC

Nesta quinta-feira (11), às 19h30, o Núcleo Popular da Orquestra Criança Cidadã realiza concerto gratuito no teatro da Caixa. Sob a coordenação da professora Viviane Bezerra, o Núcleo quebra quase três anos de hiato.

No sábado (13), às 19h, em apresentação única, aatriz, diretora e psicóloga Hilda Torres encena a peça "Soledad - a Terra é fogo sob nossos pés", na qual resgata a trajetória de luta da ativista paraguaia Soledad Barrett, que se tornou um símbolo da luta contra a opressão em vários países latino-americanos, incluindo o Brasil, onde viveu.

A diretora também realiza atividades antes da peça: entre a terça (9) e a sexta (12), às 14h, ela ministra a oficina "Mãe, deixa eu te ninar", cujo objetivo é criar um espaço de acolhimento para mães, por meio de rodas de conversa, compartilhamento de experiências e criação de cenas teatrais.

Nos dias 19 e 20, às 19h, será a vez do espetáculo "Eu Capitu", com texto de Carla Faour e direção de Miwa Yanagizawa, que aborda questões de família, relacionamento e gênero.

MEDIAÇÃO COMEMORATIVA

DIVULGAÇÃO
Caixa Cultural Recife, localizada no Bairro do Recife - DIVULGAÇÃO

Complementando as celebrações de seus 11 anos de atividades, o espaço recebe o público para uma ação especial, nos dias 16 e 19 de maio, às 14h. A mediação comemorativa "CAIXA Cultural Recife – 11 Anos" irá conduzir os visitantes por uma imersão no espaço, com música e teatro, histórias sobre a instituição, seu edifício histórico, e o Bairro do Recife, até os dias atuais.

Na 21ª Semana Nacional dos Museus, duas atividades alinhadas ao tema serão realizadas: dia 17 de maio, às 18h, ocorre o encontro on-line "A Arte e seus reúsos", sobre a importância do uso consciente de materiais e as possibilidades de reaproveitamento para a criação artística; já entre os dias 18 e 20, às 14h, a oficina presencial "Introdução à pintura com geotintas" sobre os princípios da utilização de pigmentos provenientes da terra.

Para o público interessado em teatro, no dia 24, às 14h, acontece a oficina "Jogos teatrais e descobertas" destinada a atores e não atores. Por meio do jogo improvisacional, os participantes poderão treinar sua capacidade de criar cenas sobre a própria vida, utilizando diversos recursos expressivos como som, palavra, imagens e expressão corporal.

EDITAL

A seleção pública para patrocínio de projetos culturais está aberta para proponentes de qualquer localidade do país. Cada proponente pode inscrever até 10 projetos, independentemente do segmento a que pertençam ou de haver itinerância para cada um deles.

Importante destacar também que a inscrição deve ser feita por pessoa jurídica ou por microempreendedor individual (MEI), cuja natureza/objeto social seja de finalidade cultural. A relação dos projetos selecionados será divulgada até julho de 2023 no site da CAIXA Cultural.

Através de sua assessoria de comunicação, a instituição informou que "busca projetos que sejam inovadores e que apresentem abordagens da sustentabilidade em suas dimensões sociais, ambientais e econômicas". Também é esperado que integrem as linguagens artísticas e diferentes abordagens para as culturas populares brasileiras e que estabeleçam relações com as comunidades locais.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias