CINEMA

Reabertura Cinema São Luiz é tema de audiência pública na Alepe

Atividade será coordenada pela deputada Dani Portela, através da Comissão de Educação e Cultura da casa; cinema está fechado há um ano e tem sido alvo de preocupação da classe artística

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 09/06/2023 às 14:47 | Atualizado em 09/06/2023 às 17:25
Jailton Jr.
Cinema São Luiz - FOTO: Jailton Jr.

A reabertura do Cinema São Luiz, fechado há um ano, será tema de uma audiência pública realizada pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta segunda-feira (12), a partir das 9h, no auditório Sérgio Guerra, Anexo I da Alepe.

Intitulada "71 anos do Cinema São Luiz: o que comemorar?", a audiência foi uma iniciativa da mandata da deputada estadual Dani Portela.

Estão confirmadas as presenças do Secretário Executivo de Cultura de Pernambuco, Léo Salazar; da coordenadora técnica substituta do IPHAN, Shari Almeida; do coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça e Defesa da Cidadania do MPPE, Fabiano de Melo Pessoa; do coordenador de cinema da Fundação Joaquim Nabuco, Luiz Joaquim da Silva Júnior; do cineasta Kleber Mendonça Filho; da representante do Comitê Lei Paulo Gustavo, Carol Vergolino; e do representante do conselho consultivo do audiovisual, João Júnior.

A audiência será mais um episódio para pressionar a reforma e reabertura da sala. Em março, Kleber Mendonça Filho publicou uma longa carta abertura pedindo explicações do Governo de Pernambuco.

Neste sábado (10), às 15h, será realizado um evento-ato com apresentações musicais de artistas como Isaar, Isadora Melo, Mayara Pera, PC Silva e Marcello Rangel, além da projeção de filmes que marcaram época, roda de poesia com Giuseppe Mascena, Maria Laura Catão, Netinho Batista, Kerlle de Magalhães e Iyadirê Zidanes. O evento também terá troca-troca de livros.

O que aconteceu com o São Luiz?

COSTA NETO/SECULT-PE
Cinema São Luiz - COSTA NETO/SECULT-PE
DIEGO NIGRO/JC IMAGEM
CINEMA SÃO LUIZ DEVE REABRIR EM NOVEMBRO - DIEGO NIGRO/JC IMAGEM

O Cinema São Luiz foi fechado para uma reforma realizada pela Secult-PE/Fundarpe. A sala recebeu obras estruturas estimadas em R$ 1,3 milhão, com enfoque na modernização do sistema de climatização e na instalação elétrica.

A previsão de reabertura seria para o final daquele ano, o que não ocorreu, visto que foram encontradas novas situações pela empresa responsável pela obra.

Em março, em nota ao JC, a Fundarpe explicou que, após as chuvas no Recife em fevereiro, "houve vazamento generalizado no sistema de captação de chuva do telhado do equipamento cultural, acarretando um transbordamento de calhas e colapso no sistema de esgotamento de águas pluviais, com consequente comprometimento de pontos da fixação do forro em gesso ornamentado, que agravaram o risco de desprendimento de partes dessas peças".

A Fundarpe reforçou "que já está em elaboração um projeto de reestruturação que vai permitir, após processo licitatório para execução das obras, o redimensionamento das tubulações do sistema de esgotamento de águas pluviais (tubulações e calhas, rufos e cumeeiras) e reforço do sistema de fixação do forro em gesso. Apenas depois disso será possível reabrir o cinema".

Em maio, o Governo do Estado fez uma contratação emergencial, via dispensa de licitação, para resolver um dos maiores problemas do tradicional espaço. O objeto da dispensa é "contratação de empresa de engenharia para execução de serviços emergenciais no sistema de esgotamento de águas pluviais do Cinema São Luiz".

SERVIÇO
Audiência Pública "71 anos do Cinema São Luiz: o que comemorar?"
Local: Auditório Sérgio Guerra, Anexo 1 - ALEPE (Rua da União, 397, Boa Vista)
Data: 12/06 (segunda-feira), a partir das 9h

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias