O QUE É MARACATU? Entenda sua origem e conheça a importância desta manifestação cultural
O Maracatu é um dos ritmos populares mais importantes da região Nordeste do país
O Maracatu é um dos ritmos populares mais importantes da região Nordeste do país.
Caracterizado por representar a cultura da Zona da Mata do estado de Pernambuco, há muitos anos o Maracatu envolve e surpreende pessoas do mundo inteiro.
Como surgiu o Maracatu?
A celebração popular de origem africana surgiu por volta do século XVII, em Pernambuco, em um período onde ainda havia escravização no país.
Segundo informações divulgadas pelo JC Cultura, o Maracatu seria um festejo que relembra a Coroação dos Reis do Congo, que ocorriam em diferentes partes do Brasil desde o período colonial.
Ao longo dos anos, o a manifestação cultural foi perseguida pelo poder público e bastante criticada pela imprensa.
Somente a partir dos anos 1930, com a realização do 1º Congresso Afro-Brasileiro, o Maracatu passa a ser visto como símbolo que representam Pernambuco e o seu povo.
Tipos de Maracatu
Segundo o portal Escola da Câmara, existem dois tipos de Maracatu: Maracatu Rural e Maracatu Nação.
Maracatu Rural
O Maracatu Rural - também conhecido como Maracatu de Baque Solto - é uma celebração que ocorre durante o Carnaval e a Páscoa e tem como figura principal o Caboclo de Lança.
Sua origem remonta ao final do século XIX, quando os trabalhadores rurais realizavam as primeiras brincadeiras em engenhos.
A tradição é bastante forte na região da Zona da Mata Norte de Pernambuco e consiste em uma mistura de diversos folguedos populares das áreas canavieiras do interior do estado, tais como o Pastoril, o Bumba-Meu-Boi e o Reisado.
Durante as apresentações, o mestre é responsável por liderar a instrumentalização da brincadeira, entoando loas, sambas e galopes junto à orquestra formada por sopros e percussão.
Maracatu Nação
Também conhecido como Maracatu de Baque Virado, essa manifestação cultural é formada por grupos musicais percussivos que se concentram em comunidades de bairros periféricos da cidade do Recife.
Os conjuntos desfilam em trajes suntuosos de seda, veludo, bordados e pedrarias, evocando antigas coroações de reis e rainhas do Congo africano.
A celebração é parte dos festejos carnavalescos e o cortejo é encabeçado pelo Porta-Estandarte, seguido pela Dama do Paço, que conduz a Calunga, uma protetora associada ao Candomblé, uma religião de origem africana.
A orquestra é composta por uma variedade de tambores feitos com madeira, incluindo caixas, taróis, gonguês e alfaias.
Dia Nacional do Maracatu
O Dia Nacional do Maracatu é celebrado em 1º de agosto. Essa manifestação cultural, que é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, recebeu essa distinção em dezembro de 2014 durante a 77ª Reunião Deliberativa do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.
O evento aconteceu na sede do Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília.