TITANIC AFUNDOU? Conheça as teorias de conspiração que negam naufrágio do navio
Naufrágio do navio RMS Titanic tem sido alvo de negacionismo nas redes sociais
O naufrágio do navio RMS Titanic, ocorrido em 15 de abril de 1912, é um fato inegável para a história, com pequenas discordâncias entre especialistas.
Alguns apontam, por exemplo, divergências sobre a da hora da colisão do navio com o iceberg (varia entre 23h35 e 23h40) ou o número de mortes (entre 1522 e 1503).
Os historiadores atribuíram essa variação a fatores como listas de ingressos imperfeitas e contagens apressadas de pessoas transmitidas por sinais fracos. A história em geral, entretanto, não é questionada. Nesta matéria, você confere:
- Titanic afundou?
- Titanic profundidade
- Titanic fundo do mar
Titanic afundou?
O acidente envolvendo o Titanic também conseguiu virar alvo de negacionismo nas redes sociais, que conseguiram amplificar o número de teorias da conspiração e notícias falsas.
No TikTok, uma publicação que obteve mais de 11 milhões de visualizações antes de ser removida este ano, dizia: "O Titanic nunca afundou".
Olhando para a câmera, um homem com capuz e boné de beisebol afirma que as ruínas no fundo do mar pertencem ao navio irmão mais velho e decrépito do Titanic, o Olympic, afundado em uma tentativa de fraude de seguro.
Outro vídeo apresenta uma teoria da conspiração de que o naufrágio foi um "golpe" ordenado pelo financista J.P. Morgan para eliminar os oponentes do Federal Reserve (BC americano).
Teorias sobre o Titanic
Para além das redes, teorias que justificam o naufrágio para uma perspectiva que não envolve o iceberg.
O The Washington Post levantou a possibilidade de a tragédia ter sido causada pela "antiga maldade" de uma sacerdotisa egípcia mumificada, que amaldiçoou um editor depois que ele ousou contar a história dela aos outros passageiros do Titanic.
Outros tentaram atribuir o alto número de mortes a Winston Churchill, a um submarino alemão, a construtores de navios católicos com espírito de sabotagem ou até a conveses que podiam ser selados eletromagneticamente para impedir a fuga dos passageiros que estavam embaixo. Os maçons foram acusados de orquestrar um encobrimento desses fatos.
Titanic afundou onde?
O Titanic zarpou do porto inglês de Southampton em 10 de abril de 1912 para sua viagem inaugural rumo a Nova York, mas afundou cinco dias depois. Dos 2.224 passageiros e tripulantes, morreram quase 1.500.
Os destroços do transatlântico foram descobertos em 1985 a 650 quilômetros da costa canadense, a 4000 metros de profundidade, em águas internacionais do Oceano Atlântico. Desde então, a área é visitada por caçadores de tesouros e turistas.