ARTES VISUAIS

Galeria Marco Zero, no Recife, reúne obras de seis novos artistas pernambucanos; confira

"Seis Paisagens", com curadoria de Guilherme Moraes, traz trabalhos de Bruno Faria, Rayana Rayo, Bozó Bacamarte, Ianah Maia, Marlan Cotrim e David Alfonso

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 05/07/2023 às 11:19 | Atualizado em 05/07/2023 às 11:26
Notícia
X

A Galeria Marco Zero, localizada na Zona Sul do Recife, reúne obras de diferentes artistas pernambucanos na exposição "Seis Paisagens", em um projeto curatorial desenvolvido pelo pesquisador Guilherme Moraes, idealizador da Propágulo, plataforma de mapeamento e difusão artística com foco na produção artística contemporânea de Pernambuco. Os artistas são: Bruno Faria, Rayana Rayo, Bozó Bacamarte, Ianah Maia, Marlan Cotrim e David Alfonso.

A abertura será realizada nesta quarta-feira (5), às 19h, seguindo em cartaz até o dia 12 de agosto. O funcionamento do espaço ocorre de segunda à sexta, das 10h às 19h, e nos sábados, de 10h às 17h. O acesso é gratuito.

O experimento se organiza em seis eixos, refletindo sobre as conexões entre universos distintos: Paisagens de falência (Bruno Faria), Sinfonia do Presente (Rayana Rayo), Ecos do horizonte (Marlan Contrim), Coleta de terra, produção de dados (Ianah Maia), Saudade transplantada (Davi Alfonso).

DIVULGAÇÃO
Abrindo as Correntes, de Ianah Maia, integra a mostra 'Seis Paisagens', da Galeria Marco Zero - DIVULGAÇÃO
FILIPE BERNDT
Paisagem Falida, de Bruno Faria, integra a mostra 'Seis Paisagens', da Galeria Marco Zero - FILIPE BERNDT

"A ideia é oferecer ao público a oportunidade de conferir os universos propostos por cada um desses artistas, uma possibilidade para a percepção dos pontos em que suas poéticas convergem, divergem e se amplificam", avalia a galerista Marcelle Farias.

"Agregando diferentes correntes artísticas e de pensamentos em sintonia com novos talentos, a Marco Zero vive um momento especial com uma nova geração de artistas representados que vem conquistando espaço e respeito no circuito", assinala Eduardo Suassuna, também responsável pelo espaço.

Curadoria

"A partir do convite para esta curadoria, pude selecionar alguns desses nomes e, fui visitá-los em seus ateliês. São trabalhos realizados a partir de motivações distintas e por artistas de diferentes identidades, contextos, corpos e geografias", diz o curador Guilherme Moraes.

"Nesse sentido a ideia de paisagem veio bem a calhar. Ela tanto diz respeito à paisagem sociocultural da qual cada um deles parte, como também se relaciona com o tipo de paisagem que é elaborada a partir de suas proposições artísticas. Memórias de infância, sincretismos, nostalgias, movimentos de procura de si mesmos. Um leque amplo e dilatado de paisagens se abre em cada um dos seis núcleos da mostra", explica.

Artistas

DIVULGAÇÃO
Poeira de Estrelas, de Ianah Maia, integra a mostra 'Seis Paisagens', da Galeria Marco Zero - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
A visita do seresteiro, de Ianah Maia, integra a mostra 'Seis Paisagens', da Galeria Marco Zero - DIVULGAÇÃO
FILIPE BERNDT
Paisagem Falida, de Bruno Faria integra a mostra 'Seis Paisagens', da Galeria Marco Zero - FILIPE BERNDT
FILIPE BERNDT
Paisagem Falida, de Bruno Faria integra a mostra 'Seis Paisagens', da Galeria Marco Zero - FILIPE BERNDT
DIVULGAÇÃO
Abrindo as Correntes, de Ianah Maia, integra a mostra 'Seis Paisagens', da Galeria Marco Zero - DIVULGAÇÃO
FILIPE BERNDT
Paisagem Falida, de Bruno Faria, integra a mostra 'Seis Paisagens', da Galeria Marco Zero - FILIPE BERNDT

O curador também aponta que os artistas selecionados se encontram em momentos muito diferentes de suas trajetórias, o que faz com que a seleção traga uma diversidade de assuntos.

"Bruno Faria traz a paisagem e suas tantas possibilidades de falência como atributo essencialmente político. Bozó Bacamarte inventa um mundo sincrético e delirante, criado a partir de uma costura muito própria de tudo o que lhe já lhe foi epifania. David Alfonso retoma o ambiente da casa em que viveu sua infância em Cuba em representações aquecidas por uma nostalgia própria de uma saudade expatriada. Em seus trabalhos, Ianah Maia incorpora a terra - elemento essencial das geografias as quais já habitou - a partir da geotinta, fato importante para o entendimento de seu trabalho", diz Moraes.

"Já Marlan Cotrim vem da dança e mergulha na arte têxtil. Embora pareçam campos distintos, alguns atributos de seu processo evidenciam que sua atenção para as semelhanças entre fibras, veias, fios, raízes e horizontes, remontam ao início da sua trajetória artística, tão íntima do movimento, do gesto. Rayana Rayo vem descobrindo novas vias de autoconhecimento: em suas novas pinturas, a abstração ganha contornos de autorretrato, desabrochando em paisagens enigmáticas, ambíguas, incertas e prenhes de novas nuances que a artista vem aprendendo a compreender sobre si a partir de sua solitude", relata.

Fundada em 2021, a Marco Zero trabalha com artistas da arte moderna à contemporânea, alinhando talentos em ascensão. A partir da sensibilização do olhar, com exposições, cuidado no processo de pesquisa, atividades educativas, a galeria busca ser um ponto de fomento e convergência, colaborando na formação de novos colecionadores e públicos para as artes visuais.

SERVIÇO
"Seis Paisagens" - mostras individuais dos artistas Bruno Faria, Rayana Rayo, Bozó Bacamarte, Ianah Maia, Marlan Cotrim e David Alfonso, com curadoria de Guilherme Moraes
Onde: Galeria Marco Zero (Avenida Domingos Ferreira, 3393, Boa Viagem, Recife)
Visitação: 06/07 até 12/08/2023
Horário: segunda à sexta-feira, das 10h às 19h, e sábado, das 10h-17h
Quanto: Acesso gratuito

Tags

Autor