O Recife receberá uma das paradas do Caminhada Rumos, iniciativa que está percorrendo o país para divulgar o edital 2023-2024 do programa Rumos Itaú Cultural, de estímulo à produção artística.
O evento, realizado em articulação com a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, será realizando nesta terça-feira (8), no Teatro do Parque, a partir das 19h. O acesso é gratuito.
Para mobilizar uma das cidades com maior potencial criativo do país, representantes da Comissão de Seleção e gerentes do Itaú Cultural irão apresentar o edital a artistas, pensadores, gestores, produtores e fazedores de cultura do Recife, para trocar informações sobre a cena cultural local e esclarecer dúvidas sobre um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país.
Quando chegar ao Recife, a Caminhada Rumos já terá passado pelas cidades de São Paulo, Cuiabá, Porto Velho e Aracaju. Daqui, segue circulando por Maceió, Natal, Vitória, Rio de Janeiro e várias outras cidades, até o dia 14 de setembro, para contemplar as 26 capitais, mais o Distrito Federal, abrangendo todos os estados do país.
Sobre o Rumos Itaú Cultural
Dedicada à criação artística (nas seguintes linguagens: arquitetura, arte e tecnologia, artes visuais, audiovisual, circo, dança, design, games, gastronomia, HQ, literatura, moda, música, performance e teatro), a edição 2023-2024 do Rumos Itaú Cultural está com inscrições abertas, exclusivamente pelo site rumositaucultural.org.br, até 22 de setembro.
O Programa Rumos é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 75,8 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior.
Ao todo, foram contempladas 1,5 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio da instituição para o desenvolvimento de projetos nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa artística. Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país.