LITERATURA

Raimundo Carrero lança box com a reedição de quatro marcantes obras

Box "Ceifa Sangrenta em Campo de Batalha" traz novas edições de "A Dupla Face do Baralho", "Os Extremos do Arco-Íris", "Sinfonia Para Vagabundos" e "Viagem no Ventre da Baleia", selecionadas pela OIA Editora

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 31/08/2023 às 11:37
Notícia
X

Um dos escritores pernambucanos de maior destaque no cenário da literatura brasileira, Raimundo Carrero lança o box "Ceifa Sangrenta em Campo de Batalha", uma reedição de quatro de suas obras, nesta quinta-feira (31), a partir das 20h, no no Centro Cultural Raimundo Carrero, Zona Norte do Recife.

As obras contempladas são "A Dupla Face do Baralho", "Os Extremos do Arco-Íris", "Sinfonia Para Vagabundos" e "Viagem no Ventre da Baleia", selecionadas pela OIA Editora para compor o compilado. O trabalho desenvolvido para a capa e as ilustrações que compõem o identidade visual do box é assinado pela artista pernambucana Hallina Beltrão.

Quem assina o prefácio é José Castello, escritor e amigo de Carrero. "Os quatro livros desenham a alma de um escritor que ainda lutava para nascer", sintetiza Castello.

O lançamento da quadrilogia transporta o leitor para o início da carreira do autor, mas também nos incita a refletir sobre as origens profundas da ficção, além de também trazer outras camadas de significados ao encontrar novas leitoras e leitores no contemporâneo.

Para Carrero, investigar esses vestígios de sua juventude que resguardados pelo passar do tempo, aparecem, para ele, de uma forma inquietante. "Ver essa coisa me faz rever minha vida, minha alma", comenta o escritor.

Nas páginas dos quatro livros, o autor construiu os alicerces essenciais de sua criação artística. Agora, essas obras essenciais de sua trajetória estão disponíveis em um novo formato, para serem apreciadas por quem já conhece a obra do escritor, mas também para quem deseja mergulhar, pela primeira vez, em seu universo de criação.

Cada uma dessas obras carrega a assinatura singular do estilo de escrita desenvolvido por Raimundo Carrero, com seus personagens complexos e tramas intrigantes que capturam a riqueza e a potência da experiência humana.

Editora

DONDINHO
Raimundo Carrero - DONDINHO

A seleção das obras foi realizada em parceria pelo autor pernambucano e por Thiago Medeiros, editor e diretor de publicações da OIA. A editora foi fundada em 2021, com o intuito de realizar publicações de autores da literatura brasileira, passeando pelo contemporâneo, mas também trazendo autores clássicos.

Desde 1990, Carrero realiza sua Oficina de Criação Literária, onde conheceu Medeiros em uma de suas turmas. Talvez por isso, a seleção celebre o escritor, mas também traz o seu lado professor.

"Em Sinfonia para Vagabundos, que foi a primeira obra que escolhemos para reeditar, tem essas duas viagens, de realmente ser uma obra que trata a questão da teoria literária, da teoria da escrita literária, mas ele vai aplicando esses métodos, essas técnicas das quais ele está falando, à medida que vai construindo um romance. Ele tem a teoria, mas ele vai mostrando como essa teoria vai aflorando dentro da literatura, dentro do romance", explica Thiago Medeiros.

Sobre o autor

Raimundo Carrero é um nome amplamente reconhecido no cenário literário brasileiro. Vencedor do prêmio Jabuti no ano de 2000, na categoria Conto, com a obra "As Sombras Ruínas da Alma", ele também é jornalista.

Nesse ofício, trabalhou por muitos anos no Diario de Pernambuco. Acerca de sua escrita, que ele mesmo descreve como "armorial urbano", trazendo influências do movimento capitaneado por Ariano Suassuna – do qual fez parte e de quem era muito amigo – transcende as barreiras do regionalismo, explorando os meandros da psique humana e as complexidades das relações sociais.

Além disso, suas reflexões políticas em tempos de ditadura militar ou na época em que o Brasil vivia a hiperinflação e foi atingido pelo Plano Collor, se mostram, no contemporâneo, mais afiadas do que nunca.

SERVIÇO
Lançamento do box Ceifa Sangrenta em Campo de Batalha
Onde: Centro Cultural Raimundo Carrero (Av. João de Barros, 1468 - sl 108 - Soledade)
Quando: Quinta-feira (31/8), a partir das 20h
Quanto: Venda do box no local R$ 200,00, com pagamento via Dinheiro, Cartão e Pix. É possível, também, comprar os livros individualmente. O preço varia pelo tamanho do livro.

Tags

Autor