Carnaval 2024: quais são os enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro? Confira os temas do Grupo Especial
A Avenida Marquês de Sapucaí se tornará palco para a criatividade e dedicação de 12 agremiações
A cidade maravilhosa já se prepara para a chegada do Carnaval. Em 2024, os desfiles na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, acontecem nos dias 11 e 12 de fevereiro, com as escolas de samba do Grupo Especial que prometem encantar o público com enredos emocionantes.
Entre as agremiações estão as tradicionais escolas: Porto da Pedra, Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca, Imperatriz, Mocidade, Portela, Vila Isabel, Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Viradouro.
Enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro
As escolas de samba se preparam durante todo o ano para apresentar um desfile memorável na Sapucaí. Faltando três meses para a folia, as agremiações que compõem o Grupo Especial já apresentaram os seus enredos aos foliões. Confira:
A Portela promete levar o público a uma viagem com o enredo baseado no romance da escritora Ana Maria Gonçalves. A escola trará para a Avenida “Um defeito de cor”, que refaz os caminhos imaginados da história da mãe Preta Luíza Mahim.
A Viradouro vai desfilar com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, que irá falar sobre a energia do culto ao vodum serpente.
Detentora do último título do Grupo Especial, a Imperatriz Leopoldinense tentará o bicampeonato com o enredo "Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da cigana Esmeralda", de autoria de Leandro Vieira e com inspiração na obra escrita há mais de 100 anos por Leandro Gomes de Barros.
Porto da Pedra, conhecida como Tigre de São Gonçalo, vai apresentar um desfile sobre o “Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular”, um almanaque que remete à era medieval, no século 14.
A Estação Primeira de Mangueira trará o enredo "A negra voz do amanhã". A verde e rosa vai homenagear Alcione, além de fazer referências ao Maranhão, terra natal da cantora.
Com o enredo “Hutukara”, do carnavalesco Edson Pereira, a Salgueiro promete emocionar o público ao resgatar a ancestralidade ressaltando a língua yanomami, com o termo que significa “o céu original a partir do qual se formou a terra”.
A Unidos da Tijuca levará para a Marquês de Sapucaí um enredo de Alexandre Louzada, contando a história de Portugal por meio de lendas e contos portugueses em “O conto de fados”.
Com o enredo "Nosso destino é ser onça", os carnavalescos da Grande Rio, Gabriel Haddad e Leonardo Bora, irão propor uma reflexão sobre a simbologia do animal no cenário artístico-cultural brasileiro.
Outra grande favorita, a Beija-Flor desfilará com o enredo “Um delírio de carnaval na Maceió de Rás Gonguila”, em busca de homenagear a cidade de Maceió por meio do personagem Rás Gonguila, filho de escravizados que acreditava ser descendente da realeza etíope.
O desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel vai falar sobre a fruta do cajueiro e suas curiosidades com o enredo "Pede caju que dou... Pé de caju que dá!".
Com o objetivo de ressaltar a importância das crianças para um mundo melhor, a escola Unidos de Vila Isabel vai reeditar em 2024 o enredo "Gbala - Viagem ao Templo da Criação", de 1993,
A escola de São Cristóvão, Paraíso do Tuiuti, vai homenagear a vida e história do marinheiro brasileiro João Cândido, que se empenhou na luta contra os maus-tratos e a má alimentação com o enredo “Glória ao Almirante Negro!”.