Carnaval 2024

Carnaval 2024: quais são os enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro? Confira os temas do Grupo Especial

A Avenida Marquês de Sapucaí se tornará palco para a criatividade e dedicação de 12 agremiações

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Luna

Publicado em 22/11/2023 às 13:12 | Atualizado em 04/12/2023 às 18:58
Notícia
X

A cidade maravilhosa já se prepara para a chegada do Carnaval. Em 2024, os desfiles na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, acontecem nos dias 11 e 12 de fevereiro, com as escolas de samba do Grupo Especial que prometem encantar o público com enredos emocionantes.

Entre as agremiações estão as tradicionais escolas: Porto da Pedra, Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca, Imperatriz, Mocidade, Portela, Vila Isabel, Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Viradouro.

Enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro

As escolas de samba se preparam durante todo o ano para apresentar um desfile memorável na Sapucaí. Faltando três meses para a folia, as agremiações que compõem o Grupo Especial já apresentaram os seus enredos aos foliões. Confira:

A Portela promete levar o público a uma viagem com o enredo baseado no romance da escritora Ana Maria Gonçalves. A escola trará para a Avenida “Um defeito de cor”, que refaz os caminhos imaginados da história da mãe Preta Luíza Mahim.

A Viradouro vai desfilar com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, que irá falar sobre a energia do culto ao vodum serpente.

Detentora do último título do Grupo Especial, a Imperatriz Leopoldinense tentará o bicampeonato com o enredo "Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da cigana Esmeralda", de autoria de Leandro Vieira e com inspiração na obra escrita há mais de 100 anos por Leandro Gomes de Barros.

Porto da Pedra, conhecida como Tigre de São Gonçalo, vai apresentar um desfile sobre o “Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular”, um almanaque que remete à era medieval, no século 14.

A Estação Primeira de Mangueira trará o enredo "A negra voz do amanhã". A verde e rosa vai homenagear Alcione, além de fazer referências ao Maranhão, terra natal da cantora.

Com o enredo “Hutukara”, do carnavalesco Edson Pereira, a Salgueiro promete emocionar o público ao resgatar a ancestralidade ressaltando a língua yanomami, com o termo que significa “o céu original a partir do qual se formou a terra”.

A Unidos da Tijuca levará para a Marquês de Sapucaí um enredo de Alexandre Louzada, contando a história de Portugal por meio de lendas e contos portugueses em “O conto de fados”.

Com o enredo "Nosso destino é ser onça", os carnavalescos da Grande Rio, Gabriel Haddad e Leonardo Bora, irão propor uma reflexão sobre a simbologia do animal no cenário artístico-cultural brasileiro.

Outra grande favorita, a Beija-Flor desfilará com o enredo “Um delírio de carnaval na Maceió de Rás Gonguila”, em busca de homenagear a cidade de Maceió por meio do personagem Rás Gonguila, filho de escravizados que acreditava ser descendente da realeza etíope.

O desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel vai falar sobre a fruta do cajueiro e suas curiosidades com o enredo "Pede caju que dou... Pé de caju que dá!".

Com o objetivo de ressaltar a importância das crianças para um mundo melhor, a escola Unidos de Vila Isabel vai reeditar em 2024 o enredo "Gbala - Viagem ao Templo da Criação", de 1993,

A escola de São Cristóvão, Paraíso do Tuiuti, vai homenagear a vida e história do marinheiro brasileiro João Cândido, que se empenhou na luta contra os maus-tratos e a má alimentação com o enredo “Glória ao Almirante Negro!”.

Tags

Autor