ARTES VISUAIS

Caixa Cultural Recife recebe mostra imersiva 'Floresta Encantada', com uso de realidade virtual; saiba mais

Exposição do duo VJ Suave mergulha nos saberes dos povos indígenas com auxílio de animações 3D, games interativos e sons especializados

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 11/12/2023 às 16:19
Notícia
X

A fusão da tecnologia com as artes visuais têm proporcionado experiências cada vez mais disruptivas em galerias e espaços expositivos. É o caso da exposição imersiva "Floresta Encantada", do duo VJ Suave, que estreia na Caixa Cultural Recife nesta quarta-feira (13), seguindo em cartaz até o dia 28 de janeiro.

Ygor Marotta e Ceci Soloaga são especialistas em arte digital e projeção em movimento. Com essas técnicas, eles trazem um conceito de arte próximo ao graffiti, mesclando a tecnologia com a street art. Especificamente nesta mostra, eles mergulham nos saberes dos povos indígenas com auxílio de animações 3D, games interativos e sons especializados.

"A exposição nasceu da necessidade de criar pontes para as sabedorias ancestrais. Utilizando arte, tecnologia e conhecimentos indígenas para sensibilizar as pessoas sobre a importância do cuidado com nossa Mãe Natureza", diz Ygor Marotta, ao JC.

Realidade virtual

Para fazer essa "ponte", a exposição ainda utiliza óculos de realidade virtual. Os visitantes são transportados para uma floresta com elementos visuais da cultura, fauna e flora brasileira. A experiência ainda conta com a sintonia de sons e timbres de instrumentos.

DIVULGAÇÃO
Exposição 'Floresta Encantada', do duo VJ Suave, chega à Caixa Cultural Recife - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Exposição 'Floresta Encantada', do duo VJ Suave, chega à Caixa Cultural Recife - DIVULGAÇÃO
RENATO MANGOLIN/DIVULGAÇÃO
Exposição 'Floresta Encantada', do duo VJ Suave, chega à Caixa Cultural Recife - RENATO MANGOLIN/DIVULGAÇÃO

Ao acessar o espaço virtual, o visitante verá uma fogueira que permite imersão nos poderes da natureza e interação com os seres da Floresta, à exemplo da onça-pintada com e o Pajé Txuã, curandeiro que conduz as pessoas que procuram o caminho do autoconhecimento.

As falas do Pajé foram criadas a partir de uma entrevista que o duo fez com Txuã Pakamayte, uma das lideranças do Povo Huni Kuin da região do Rio Envira, no Acre. Além de ceder seus conhecimentos, Txuã também empresta sua voz ao personagem da instalação.

Criação

RENATO MANGOLIN/DIVULGAÇÃO
Exposição 'Floresta Encantada', do duo VJ Suave, chega à Caixa Cultural Recife - RENATO MANGOLIN/DIVULGAÇÃO

"Na equipe de criação, contamos com um total de 18 pessoas. Foram o total de 3 meses de processo. Junto com Ceci passamos o primeiro mês fazendo a pesquisa e desenvolvimento, e também montando a equipe. Por dois meses participaram junto conosco artistas de 3d e 2d, desenvolvedor, motion graphers, músicos, roteirista e um líder indígena", diz Ygor Marotta.

O duo VJ Suave já esteve no Recife com a instalação imersiva “A Natureza invade a Cidade”, que também foi exibida na Caixa Cultural. "Recentemente fizemos uma colaboração com o pernambucano Mestre Miro dos Bonecos, quando projetamos animações em Olinda. Essa colaboração foi gravada e fará parte de um capítulo de uma série que busca juntar artistas de tecnologia com mestres artesãos."

"Atualmente estamos desenvolvendo uma nova obra imersiva, Aves do Ceará, que foi encomendada e será exibida no Museu da Imagem e Som de Fortaleza dia 12/01/2024. Na obra apresentamos 26 aves do nordeste e 2 fósseis, que será projetada através de 10 projetores nas 4 paredes e chão da sala imersiva do MIS- CE", adianta.

A visitação de "Floresta Encantada" na Caixa Cultural Recife ocorre de terça a sábado, das 10h às 20h, e nos domingos, das 10h às 18h.

Tags

Autor