Carnaval 2024

Olinda recebe as bênçãos de Oxalá para abrir os caminhos para o Carnaval 2024 neste domingo (14)

A tradicional manifestação popular acontece neste domingo (14), a partir das 14h, em frente à Igreja do Bonfim

Imagem do autor
Cadastrado por

Catêrine Costa

Publicado em 11/01/2024 às 22:09
Notícia
X

A 44ª edição da tradicional cerimônia popular das Águas de Oxalá de Olinda será realizada gratuitamente, no próximo domingo (14), a partir das 14h, com concentração na Igreja do Bonfim, bairro do Carmo.

Do local sairá um cortejo, que irá percorrer as principais ruas e avenidas até o bairro da Vila Popular. O movimento é promovido pelo terreiro Oxossi Ibualama, contando com o apoio da Prefeitura de Olinda.

A celebração tem o objetivo de abrir os caminhos com o axé do orixá Oxalá, lavando as ruas com o desejo de um Carnaval de Paz e tranquilidade para os foliões de todas as partes do mundo que vem brincar na festa de Momo da cidade histórica de Olinda.

Os Afoxés Ara Odé, Alafin Oyó, Oya Alaxé e o grupo Tambores de Ogum sairão em cortejo de pontos distintos da cidade em direção à concentração, na Igreja do Bonfim. A cantora Karynna Spinelli anima o público com show e lançamento da música para as Águas de Oxalá. Logo após, o grupo “Voz Nagô” se apresenta com cantos sagrados em nagô.

Fotos: Sandro Barros / PMO
Olinda recebe as bênçãos de Oxalá para abrir os caminhos para o Carnaval 2024 - Fotos: Sandro Barros / PMO

Fotos: Sandro Barros / PMO
Olinda recebe as bênçãos de Oxalá para abrir os caminhos para o Carnaval 2024 - Fotos: Sandro Barros / PMO

O ponto alto da concentração é quando o Babalorixá Tata Raminho de Oxossi e o Monsenhor Maurício, se encontram para dar as bênçãos aos presentes. As baianas fazem a lavagem do adro da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, em simbologia à purificação das ruas do Sítio Histórico de Olinda, abençoando as pessoas com banho de cheiro e águas fluidificadas.

Após as bênçãos, o cortejo segue pelas principais ruas do Sítio Histórico em direção ao Terreiro Oxum Opará Oxóssi Ibualamo, situado na Rua São Paulo, nº 402, na Vila Popular, Olinda.

Tags

Autor