ARTES VISUAIS

Exposição reúne obras carnavalescas de José Cláudio na Galeria Terra Brasilis, no Recife

'Carnavais Pernambucanos: Uma Homenagem a José Cláudio' também apresenta obras inéditas de artistas contemporâneos e de outros modernistas como Portinari, Lula Cardoso Ayres, Abelardo da Hora e Corbiniano Lins

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 02/02/2024 às 14:04
Notícia
X

A Galeria Terra Brasilis, localizada no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife, reúne obras com temáticas carnavalescas de um dos principais representantes do modernismo pernambucano na exposição "Carnavais Pernambucanos: Uma Homenagem a José Cláudio".

A mostra foi inaugurada no dia 25 de janeiro e segue em cartaz até o dia 11 de fevereiro, com visitação de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Além da homenagem ao artista, falecido em dezembro de 2023, a mostra também apresenta também obras inéditas de renomados artistas contemporâneos, como Romero de Andrade Lima, Pietro Severi, Antônio Mendes, Marcos Medeiros e Cavani Rosas, bem como de modernistas consagrados, incluindo Cândido Portinari, Lula Cardoso Ayres, Abelardo da Hora e Corbiniano Lins.

José Cláudio

DIVULGAÇÃO
Exposição 'Carnavais Pernambucanos: Uma Homenagem a José Cláudio', na Galeria Terra Brasilis - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Exposição 'Carnavais Pernambucanos: Uma Homenagem a José Cláudio', na Galeria Terra Brasilis - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Exposição 'Carnavais Pernambucanos: Uma Homenagem a José Cláudio', na Galeria Terra Brasilis - DIVULGAÇÃO

Uma imersão na imagética das artes visuais pernambucanas, "Carnavais Pernambucanos: Uma Homenagem a José Cláudio" destaca a habilidade ímpar de José Cláudio em capturar a energia efervescente, as cores exuberantes e a tradição da festa no Estado.

"José Cláudio conseguiu retratar de uma forma única nossa cultura carnavalesca. Seus traços fortes marcaram uma geração de artistas. Essa exposição é uma ode a seu legado e a sua memória; Uma homenagem da Galeria Terra Brasilis e dos artistas que compõem esta exposição", diz Ricardo Bandeira de Melo, marchand da Galeria Terra Brasilis.

Natural de Ipojuca, no Litoral Sul, o artista foi um dos fundadores do Ateliê Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife (SAMR), ao lado de Abelardo da Hora (1924-2014), Gilvan Samico (1928-2013) e Wellington Virgolino (1929-1988).

Em agosto de 2022, o artista celebrou o aniversário de 90 anos através da exposição "Primeiro a fome, depois a lua" na Galeria do Marco Zero, em Boa Viagem, no Recife.

SERVIÇO
Exposição "Carnavais Pernambucanos: Uma Homenagem a José Cláudio"
Onde: Galeria Terra Brasilis (Avenida 17 de Agosto, 2640, Casa Forte)
Visitação: até 11 de fevereiro, de segunda a sexta, das 12h às 18h

Tags

Autor