Iphan anuncia novo Superintendente em Pernambuco

Com atuação em administrações municipais e assessoria parlamentar, o pedagogo Gilberto Sobral Magalhães substitui Jacques Ribemboim

Publicado em 03/07/2024 às 12:23 | Atualizado em 03/07/2024 às 12:32

O pedagogo Gilberto Sobral Magalhães é o novo Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura, no Estado de Pernambuco. A nomeação foi publicada em portaria do Diário Oficial da União nesta quarta-feira (3).

O cargo estava vago desde que o professor Jacques Ribemboim pediu exoneração do cargo, em março, após aprovar o controverso projeto a construção de um Zeppelin na cobertura de prédios tombados do Marco Zero do Recife. Ribemboim alegou exigências do calendário eleitoral ao deixar o Iphan.

A indicação de Gilberto Sobral ocorre a partir de uma articulação política da senadora Teresa Leitão (PT) e do deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV).

Até o momento, ele ocupava o cargo de Coordenador de Integração Institucional na Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ, também vinculada ao governo federal, no Ministério da Educação.

Trajetória

A vida pública do novo Superintendente começou nos anos 1980, como Chefe de Gabinete da Prefeitura de Olinda (1989), onde também foi Assessor Especial (1990); Diretor de Cultura (2001-2002) e Turismo (2003); e
Secretário Municipal (2017-2018).

Em administrações municipais, também foi Secretário de Administração, Governo e Planejamento de Sairé (2005-2006); Secretário de Comunicação de Camaragibe (2006-2008); e Assessor da Prefeitura do Recife (2020-2021).

Chama no Zap!

Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp

ENTRAR NO CANAL DO WHATSAPP

Também foi Assessor Técnico de Comissão da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (2003-2004); e Assistente parlamentar no Congresso Nacional (2004-2005).

Por oito anos, apresentou o programa Papo de Boteco, que abordava a cultura de forma didática, exibido na TV Nova, afiliada da TV Cultura, onde, por 2 anos, também fui Diretor de Programação.

Iphan

A atuação do Iphan em Pernambuco data de 1937, com a criação do 1º Distrito do então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan). Até 1980, a gestão do patrimônio abrangia não só Pernambuco, mas também os Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas.

A partir de 2022, a Superintendência do Iphan em Pernambuco está instalada em sua nova sede própria, no Anexo denominado Rosa III, bem oriundo da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), e integrante do pátio ferroviário da Estação Central do Recife, sendo um dos 03 edifícios que o compõe. Situado na Praça Visconde de Mauá, s/n, bairro de São José, Recife-.

PAC Seleções

Recentemente, o Novo PAC Seleções 2023 divulgou o resultado de um chamamento público para recuperação de patrimônios culturais materiais e imateriais, com tombamento federal, em Pernambuco.

 

Serão contemplados seis bens culturais: as Ruínas da Misericórdia, em Igarassu; Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes; Conjunto dos Chalés do Carmo, em Olinda; Memorial llê do Terreiro Obá Ogunté no Sítio Pai Adão, no Recife; Teatro Santo Isabel, no Recife; e Convento de Santo Antônio, em Sirinhaém.

Dentre os selecionados, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) ficará responsável pela execução dos projetos dos Chalés do Carmo, e do Sítio Pai Adão, no Recife.

Tags

Autor