LUTO

Chadwick Boseman, astro de "Pantera Negra", morre aos 42 anos, após quatro anos enfrentando um câncer

Morte foi confirmada pela família do ator nas redes sociais

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 28/08/2020 às 23:51 | Atualizado em 22/10/2020 às 18:39
FREDERIC J. BROWN / AFP
Ator morreu nesta sexta-feira (28) - FOTO: FREDERIC J. BROWN / AFP

Morreu, aos 42 anos, o astro Chadwick Boseman, que estrelou o Rei T'Challa no filme "Pantera Negra", na noite desta sexta-feira (28). A informação foi confirmada no perfil oficial do ator no Twitter. Boseman enfrentava, há quatro anos, um câncer de cólon, que estava em estágio III.

"É com imensurável pesar que confirmamos o falecimento de Chadwick Boseman. Chadwick foi diagnosticado com câncer de cólon em estágio III em 2016, e lutou contra ele nos últimos 4 anos enquanto seu progresso para o estágio IV", explicou a família no comunicado.

AFP
Morte foi confirmada pela família de Boseman nas redes sociais - AFP
AFP
Ator deu vida ao Rei T'Challa no filme "Pantera Negra" - AFP
AFP
Chadwick Boseman enfrentava câncer de cólon - AFP
AFP
Ator morreu na noite desta sexta-feira (28) - AFP

Recentemente, o ator preocupou os fãs em uma publicação nas redes sociais, onde apareceu mais magro. O post rendeu especulações em diversos sites. O Daily Mail mostrou foto em abril deste ano em que o ator aparecia de rosto coberto e caminhando com apoiado em um bastão. Alguns fãs chegaram a cogitar que ele poderia estar perdendo peso para viver algum papel importante no cinema.

 

A família de Boseman ressaltou, mesmo durante os tratamentos da doença, que o astro levava alegria ao público, através dos filmes que participou. "De Marshall: Igualdade e Justiça a Destacamento Blood, Ma Rainey's Black Bottom e muito mais, todos foram filmados em durante e entre incontáveis cirurgias e sessões de quimioterapia". Ainda segundo os familiares, a honra da carreira do ator foi sua participação em Pantera Negra. "Foi a honra de sua carreira dar vida ao Rei T'Challa no Pantera Negra". "Ele morreu em sua casa, com sua esposa e família ao seu lado", acrescenta a nota.

O comunicado encerra com agradecimentos pelas orações feitas por Boseman e com um pedido da família do ator. "que continuem respeitando sua privacidade durante esse momento difícil".

Em segredo

Boseman nunca havia falado publicamente sobre a doença, que foi diagnosticada pela primeira vez em 2016, e continuou trabalhando em diversos filmes de Hollywood.

Ele se tornou o primeiro ator negro a interpretar um super-herói como protagonista em seu próprio filme do universo Marvel, estrelando em "Pantera Negra", um enorme sucesso de bilheteria em 2018. A produção arrecadou mais de US$ 1 bilhão no mundo todo. Ambientada no fictício reino africano de Wakanda, a obra foi aclamada pela crítica e pelo público e disputou o Oscar de melhor filme.

O filme da Marvel foi celebrado como um momento cultural importante, por seu elenco principalmente negro e por subverter estereótipos, ao retratar um país africano próspero que acolhe refugiados e estende sua cultura e tecnologia às nações mais pobres. Boseman ignorou os céticos que tentaram convencê-lo a não dar ao super-herói um sotaque africano.

"Houve um período em que as pessoas me perguntavam se o público veria um filme com um personagem principal que falasse com aquele sotaque", contou, na época."Me mantive inflexível quanto ao fato de que não é verdade", acrescentou. Mesmo doente, participou da produção de dois filmes da franquia Vingadores, além de "Pantera Negra", seu maior sucesso.

Recentemente, ele apareceu em "Destacamento Blood", do diretor Spike Lee, e estrelaria a continuação de "Pantera Negra", prevista para 2022. Também era esperada a sua participação na série "The Black Child", uma ficção científica prevista para estrear este ano.

Origens

Nascido na Carolina do Sul, filho de uma enfermeira e de um empresário de estofados, Boseman tinha raízes em Serra Leoa, na África Ocidental. Antes do personagem da Marvel, ele era mais conhecido por sua atuação aclamada do lendário Robinson, no filme de 2013 de Brian Helgeland, "42: A História de uma Lenda", que teve a estreia de maior bilheteria para um filme de beisebol da história de Hollywood. Também recebeu muitos elogios por sua interpretação do cantor de soul Brown em "Get on Up" (2014). Foi incluído pela revista "Time" na lista das dez melhores atuações de 2014.

Comentários

Últimas notícias