CINEMA

Academia organizadora do Oscar convida Wagner Moura e outros brasileiros para integrar comissão

Foram convidadas personalidades de 50 países para fazer parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 02/07/2021 às 13:57 | Atualizado em 02/07/2021 às 13:57
Notícia
X

Na quinta-feira (1º), a organização responsável pela premiação do Oscar revelou os 395 nomes dos novos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Há integrantes de 50 países, em uma tentativa de aumentar a diversidade. Dentre as personalidades anunciadas está o ator e diretor brasileiro Wagner Moura.

 

Confira os brasileiros presentes na lista:

  • Wagner Moura 

Dentre o extenso currículo de filmes nacionais e internacionais, Wagner Moura, ator e roteirista, se destacou como protagonista na obra brasileira ‘Tropa de Elite’ e da série original Netflix ‘Narcos’.

  • Andrea Barata Ribeiro 

Produtora do clássico do cinema nacional ‘Cidade de Deus’, Andrea Barata Ribeiro é uma das sócias fundadoras da produtora O2 Filmes. Também atuou na produção das obras ‘Cidade dos Homens’, ‘Domésticas’, ‘Ensaio sobre a Cegueira’.

  • Fabiano Gullane 

Fabiano Gullane é o produtor da série original Netflix ‘Boca a boca’ e ‘Carcereiros’. Ele também é fundador da produtora Gullane Filmes, responsável por ‘Carandiru’, ‘O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias’ e outras obras importantes para o cinema nacional.

  • Paula Barreto 

Produtora, Paula Barreto é responsável pela produção do filme ‘João, o Maestro’. Também tem envolvimento nos projetos ‘A paixão de Jacobina’, ‘O caminho das nuvens’ e ‘O casamento de Romeu e Julieta’.

  • Anna Van Steen 

Maquiadora, Anna Van Steen, atuou nos filmes ‘Bingo: O Rei das Manhãs’, ‘Zé do Caixão’, ‘Lula o filho do Brasil’ e ‘Ensaio sobre a Cegueira’.

  • Carolina Markowicz 

Carolina Markowicz é diretora e roteirista; escreveu e dirigiu seis curtas-metragens exibidos em mais de 300 festivais. Dentre as obras em que atuou está o filme ‘O orfão’.

  • Karen Akerman 

Editora de ‘Simonal: Ninguém Sabe o Duro que Dei’, Karen Akerman, também atua como diretora e produtora. É responsável pela montagem do documentário ‘O processo’.

  • João Atala 

O Diretor de Fotografia João Atala, é documentarista da obra ‘Democracia em Vertigem’. Também atuou nos filmes ‘O crime da Onça’ e ‘Mate-me Por Favor’.

Além dos nomes brasileiros, a produtora francesa Emilie Lesclaux, residente no Brasil, também está na lista. Ela é responsável pela produção dos longas ‘Bacurau’ e ‘Aquarius’.

Tags

Autor