CINEMA

Onde assistir a "Amigo Secreto", documentário sobre a Lava Jato, no Recife

Filme de Maria Augusta Ramos organiza os fatos da operação julgada por Sergio Moro, que teve Lula como alvo principal e que depois foi descredibilizada pela "Vaza Jato"

Imagem do autor
Cadastrado por

Romero Rafael

Publicado em 17/06/2022 às 13:13
Notícia
X

O documentário Amigo Secreto, da diretora Maria Augusta Ramos, estreou na quinta-feira (16) trazendo de volta ao debate a operação Lava Jato, investigação do Ministério Público Federal, que teve à frente o ex-procurador da República no Paraná Deltan Dallagnol. Julgada pelo então magistrado Sergio Moro, o ex-presidente Lula foi seu principal alvo, e por isso não disputou as Eleições 2018.

Lava Jato, embora tenha recuperado até dezembro cerca de R$ 6 bilhões para a Petrobras, foi liquefeita por Bolsonaro - que diz não haver mais corrupção no Brasil - e depois desceu ao subsolo da história, descredibilizada pela própria Justiça, com a suspeição do ex-juiz Sergio Moro no julgamento de Lula, que ficou detido por 580 dias na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

DIVULGAÇÃO
Lula em depoimento a Sergio Moro, em 2017, durante investigação da operação Lava Jato - DIVULGAÇÃO

O anulamento das sentenças aplicadas por MoroLula, em julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorreu após a "Vaza Jato", em que foram reveladas conversas no WhatsApp (no grupo Amigo Secreto, daí o nome do documentário) entre o então juiz, o então procurador Dallagnol e outros procuradores. Nos diálogos, eles combinam e articulam, mesmo nas posições de denunciadores e julgador, possíveis provas, testemunhos, datas e vazamentos de informações para a imprensa.

É pelo entorno dos fatos da Lava Jato e acompanhando jornalistas na checagem e publicação das informações contidas na "Vaza Jato" - quando começa uma mudança da narrativa sobre a operação, que passa de uma investigação exitosa para uma investigação sob suspeita -, que se movimenta a câmera do documentário Amigo Secreto.

DIVULGAÇÃO
CARTAZ Amigo Secreto traz Lava Jato de volta à tela e ao debate - DIVULGAÇÃO

No Recife, por ora, Amigo Secreto está em cartaz em sessões no Cinemark RioMar — desta sexta-feira (17) até quarta-feira (22), às 22h10.

Assista ao trailer de "Amigo Secreto":

Tags

Autor