Xand Avião anunciou na quarta-feira, 1, que fará um show no próximo sábado, 4, às 16h, numa live transmitida no YouTube para "divertir e ajudar as pessoas" neste momento de isolamento social.
"Alô, minha nação aviãozeira. Agora que estou bem, vou conseguir atender o pedido de vocês", escreveu ele no Instagram, revelando que já está curado da covid-19, que havia testado positivo em 24 de março.
"Já marquem na agenda, preparem a gelada e avisem aos amigos", completou. Sua mulher, Isabele Temóteo, também tinha se infectado e não confirmou se está curada, mas deu a entender que teve contato com o marido e uma amiga nas últimas horas pelos stories da rede social.
Coronavírus
Em março, o cantor Xand Avião relatou ter testado positivo ao coronavírus, assim como sua esposa, Isabele Temóteo. Por meio de sua conta no Instagram, o cantor revelou ter feito os exames após sua companheira ter sentido alguns sintomas. Segundo o casal, a filha deles testou negativo.
"Quando a gente fez os exames, ainda não tinha esse apelo todo. Acho que o Brasil está de parabéns, dá pra melhorar muito, mas a gente tá de parabéns (...) A gente já tava em casa, tanto eu, como a Isa e os meninos, sem muito toque", afirmou o cantor. O casal foi ao médico após Isabele sentir cansaço, com a respiração alterada. Ambos fizeram uma tomografia do pulmão e foi encontrada secreção, o que indicava a presença do coronavírus.
Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Comentários