detenção

Cantor Belo é preso após realizar show no Rio de Janeiro durante pandemia de covid-19

Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram uma grande uma grande aglomeração de pessoas durante o evento

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 17/02/2021 às 15:03 | Atualizado em 17/02/2021 às 18:30
Notícia
X

Conteúdo atualizado às 18h28

O cantor Marcelo Pires Vieira, mais conhecido como Belo, foi preso durante a operação "É o que eu mereço", da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), por meio da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD) do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (17). Belo está sendo investigado pela realização de um show em uma escola localizada no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, mesmo sendo proibido em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Por meio de nota, a polícia informou que o show do cantor teria sido realizado no interior do Ciep 326 - Professor César Pernetta, localizado na comunidade Parque da União na última sexta-feira (12). "Houve grande aglomeração de pessoas e risco de propagação e contaminação da covid-19", disse o órgão no texto.

Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram uma grande uma grande aglomeração de pessoas durante o evento, sem que elas fizessem, ao menos, uso de máscaras de proteção.

Além do artista, outras três pessoas receberam mandando de prisão preventiva, são elas dois sócios da produtora, Célio Caetano e Henriques Marques, também conhecido como Rick, e o chefe do tráfico no Parque União, Jorge Luiz Moura Barbosa.

Como o show não teve a autorização da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), também está sendo investigado se houve invasão ao colégio. Segundo a polícia, a invasão de um estabelecimento de ensino, em uma das áreas onde a maior organização criminosa do Rio de Janeiro atua, "somente poderia ocorrer com a autorização do chefe criminoso da localidade, que controla a localidade há anos e figura como indiciado em diversos procedimentos policiais, sendo, inclusive, um dos bandidos mais procurados do Estado".

A Justiça decretou ainda a suspensão das atividades da sociedade empresária e bloqueio das contas bancárias dos investigados, até que os prejuízos causados pela conduta criminosa sejam apurados.  intimado para esclarecer quem pagou o cachê do show.

"Fizemos o show seguindo todos os protocolos"

Na abertura da investigação, Belo, em entrevista à TV Globo, não negou ter feito o show e disse que seguiu todos os protocolos de segurança. “Fizemos o show seguindo todos os protocolos. Não temos controle do geral. Isso nem os governantes têm. As praias estão lotadas, transportes públicos, e só quem sofre as consequências são os artistas. Que foi o primeiro segmento a parar, e até agora não temos apoio de ninguém sobre a nossa retomada. Sustentamos mais de 50 famílias", disse.

Prisões

Não é a primeira vez que o cantor Belo é preso. Em 30 de dezembro de 2002, ele foi condenado a seis anos prisão, acusado e associação para o tráfico. Segundo a polícia, ele teria negociado drogas e armas por telefone com um traficante. Após ficar preso por cerca de um mês conseguiu, por meio de um recurso, o direito de responder em liberdade. No entanto, o Ministério Público recorreu da decisão e ele foi condenado a oito anos de prisão.

Em novembro 2004, o cantor foi detido mais uma vez e passou três anos e oito meses na cadeia. Na ocasião, ele estava escondido dentro de sua residência.


Tags

Autor