Rock

Após nove anos sem inéditas, Alex Lifeson, do Rush, surpreende fãs com novas músicas

Músico lançou também site oficial, conta no Instagram e anunciou novo modelo de guitarra que leva seu nome

Imagem do autor
Cadastrado por

João Carvalho

Publicado em 16/06/2021 às 10:33 | Atualizado em 16/06/2021 às 10:37
Notícia
X

Os fãs do Rush foram pegos de surpresa com três grandes novidades, de uma só vez. O guitarrista Alex Lifeson disponibilizou duas novas músicas, ao mesmo tempo em que lançou seu site oficial e uma conta no Instagram. Para quem segue o trio canadense, mais que um presente, existe uma luz no fim do túnel. O desejo de que Alex grave um novo disco inteiro solo, ou até mesmo algo em parceria com Geddy Lee, o icônico baixista/tecladista/vocalista do Rush. A banda chegou ao fim com a morte do baterista Neil Pert, em janeiro do ano passado, depois de lutar três anos contra um glioblastoma, um câncer raro no cérebro.

 

> A revolução na sonoridade do Rush

> Os 40 anos de Permanent Waves

 

As novas músicas, “Kabul Blues” e “Spy House”, foram disponibilizadas no site oficial do guitarrista. São dois instrumentais que transitam entre o progressivo e o blues. Para a gravação, Alex é acompanhado pelo baixista Andy Curran e pelo baterista David Quinton Steinberg, ambos canadenses. O baixista Curran tocou na banda de hard rock Coney Hatch, de Toronto, e chegou a abrir shows de bandas como Iron Maiden, Judas Priest e o próprio Rush. Já Steinberg circulou pelo punk nos anos 70, em bandas como Mods e Dead Boys. A curiosidade é que David Steinberg trabalha hoje em dia como advogado no mundo do entretenimento e o Rush é um de seus clientes.

Nova guitarra e trabalhos solo

Tantas novidades marcam também a parceria entre Alex Lifeson e as empresas Guibson Guitar e a Epiphone, gigantes marcas de instrumentos musicais, para o lançamento de um modelo exclusivo com a chancela e assinatura de Lifeson. O novo modelo, a "Alex Lifeson Epiphone Les Paul Standard Axcess" , foi desenhada e criada nos Estados Unidos por luthiers da Epiphone. O músico já tinha uma linha de guitarras da Gibson, a "Alex Lifeson Les Paul Axcess". 

"A introdução do modelo Epiphone Alex Lifeson Axcess, baseado em meu modelo Gibson Les Paul Axcess, tem todos os mesmos atributos e características que eu desejava, tanto quando projetamos originalmente”, diz Alex Lifeson. “A aparência, o som e a utilidade - tudo está lá para o músico em qualquer nível. Estou muito orgulhoso desta guitarra”, disse.

Em 1996, durante um hiato de 5 anos do Rush, Alex Lifeson lançou um projeto paralelo chamado "Victor". O disco trazia na capa uma foto do guitarrista e onze músicas que circulavam entre o metal, o grunge e o rock industrial. Na época, buscou referências em bandas como Alice in Chains e Soundgarden para a sonoridade do álbum. Além de Lifeson, o projeto teve participações de músicos convidados, como o baixista Les Claypool, da banda Primus.

Tags

Autor