NA CATEDRAL

Virtuosi na Serra inicia sua 16ª edição no Festival de Inverno de Garanhuns; confira programação

Festival de música erudita realiza concertos desta terça-feira (26) até sábado (30)

Imagem do autor
Cadastrado por

Romero Rafael

Publicado em 25/07/2022 às 19:52 | Atualizado em 25/07/2022 às 19:55
Notícia
X

A programação do 30º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) ficará ainda mais encorpada a partir desta terça-feira (26), com o 16º Virtuosi na Serra, que vai ocupar a Catedral de Santo Antônio. Na programação constam concertos diários, às 16h e às 21h, até sábado (30).

Virtuosi na Serra é um projeto que consegue atrair um público maior do que o especializado em música erudita. Nas edições passadas, era comum ter a Catedral de Santo Antônio cheia (e às vezes até lotada) tanto por apreciadores quanto por transeuntes que, conquistados ou curiosos pelo som ressoado de dentro da igreja, entravam, num movimento que ajuda a popularizar a música de concerto.

Assim como no Virtuosi Brasil — que, após as imposições da pandemia, voltou ao formato presencial em maio, no Recife —, a direção artística do Virtuosi na Serra é da pianista Ana Lúcia Altino. Ela assumiu a função depois da morte, em outubro, do maestro Rafael Garcia. É a ele que esta edição é dedicada.

"A programação teve minha curadoria, desta vez sozinha, sem meu companheiro de vida e de trabalho", conta Ana Lúcia Altino, que selecionou músicos que já pisaram naquela igreja e outros que irão pela primeira vez.

Estreiam no Virtuosi na Serra o Ensemble Barroco Sonoro Ofício e Ensemble Vocal Cantamus; as pianistas Maria Teresa Madeira e Vera Astrachan; a violinista Elisa Fukuda, o percussionista Felipe Reznik e o Duo Pessoa e Silva.

Quem abrirá a programação, às 16h desta terça-feira, será o violinista recifense Gilson Filho, que iniciou seus estudos de violino num projeto de música na comunidade do Alto do Céu. Mestre em performance pela University of New Mexico, ele atua no projeto Criança Cidadã, no Coque.

Já à noite, às 21h, tocará o Duo Gastesi-Bezerra, formado pelos pianistas Estibaliz Gastesi, da Espanha, e Márcio Bezerra, garanhuense.

Homenagem póstuma a Rafael Garcia

Em seu último dia, domingo (31), o FIG fará uma reverência póstuma ao maestro Rafael Garcia no palco principal do festival, na Praça Mestre Dominguinhos. Um concerto às 20h reunirá a Orquestra Jovem de Pernambuco, criada por Garcia em 1985, mais o cantor Edson Cordeiro e o pianista Antonio Vaz Leme, sob a regência do maestro Nilson Galvão.

Confira a programação do 16º Virtuosi na Serra

Dia 26 (terça-feira) | Catedral de Santo Antônio
16h: Gilson Filho, violino
21h: Duo Gastesi-Bezerra, piano a 4 mãos

Dia 27 (quarta-feira) | Catedral de Santo Antônio
16h: Ensemble Barroco Sonoro Ofício
21h: Duo Piano & Panela, piano e panela

Dia 28 (quinta-feira) | Catedral de Santo Antônio
16h: Duo Pessoa da Silva, violão e bandolim
21h: Elisa Fukuda, violino, e Vera Astrachan, piano

Dia 29 (sexta-feira) | Catedral de Santo Antônio
16h: A Nova Geração: Raquel Paz, viola, e Rodrigo Prado, cello
21h: Luis Felipe de Oliveira, piano

Dia 30 (sábado) | Catedral de Santo Antônio
16h: Paula Bujes, violino e rabeca
21h: Ensemble Vocal Cantamus

Dia 31 (domingo) | Palco Mestre Dominguinhos – Homenagem ao maestro Rafael Garcia
20h: Edson Cordeiro com Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Nilson Galvão e participação do pianista Antonio Vaz Leme

Tags

Autor