CORONAVÍRUS

Sikêra Junior testa positivo para o novo coronavírus e alerta: "Não subestime como eu fiz. É mais sério do que imaginava"

O apresentador já vinha se sentindo mal, com sintomas de gripe, até ser afastado do comando do 'Alerta Nacional'

Thalis Araújo
Thalis Araújo
Publicado em 29/04/2020 às 21:17
Notícia
REPRODUÇÃO
Sikêra Junior é o apresentador do 'Alerta Nacional', da RedeTV! - FOTO: REPRODUÇÃO
Leitura:

O apresentador pernambucano da RedeTV!, Sikêra Junior, de 52 anos, testou positivo para o novo coronavírus. Ele confirmou a notícia na noite desta quarta-feira (29), quando entrou ao vivo para o jornalístico que comanda, o Alerta Nacional, programa que é gerado de Manaus para todo o Brasil.

>> Saiba tudo sobre o novo coronavírus

Ao dar a notícia, Sikêra afirmou que o diagnóstico foi "uma surpresa". "A gente acha que só pega fogo na casa do vizinho, e a vida me deu essa lição", disse ele. O apresentador já vinha se sentindo mal, mas foi na última quarta-feira (22) que ele não aguentou e revelou seu mal estar ao vivo.

De quem Sikêra contraiu o vírus?

De acordo com o apresentador, o vírus teria sido contraído através da enfermeira que cuidava da esposa dele, Laura Peixoto. Quando teve o resultado confirmado, Sikêra confessou que não sabia o que fazer para proteger a sua família de um possível contágio da covid-19. "Eu peguei dentro da minha casa", declarou.

Sikêra Junior também aconselhou os brasileiros a não subestimarem o novo coronavírus, como ele mesmo confessa que fez. Em seus programas, o apresentador sempre se posicionava contra o isolamento social adotado pelo Ministério da Saúde para conter o avanço da doença.

Não subestime o coronavírus, como eu fiz. É mais sério do que eu imaginava
Sikêra Junior

Sob cuidados médicos, Sikêra diz que "agora está bem". No Alerta Nacional, ele tranquilizou o seu público, dizendo que está tomando medicação e seguindo à risca o que está sendo orientado pelos seus médicos. "Pedi a Deus para que eu passe por essa. É um vírus novo e a ciência está brigando para conseguir uma fórmula", completou.

Desde a última quinta-feira (23), Sikêra está afastado do programa e está sendo substituído pela jornalista da TV Acrítica, Mayara Rocha. Ainda na quarta, quando ele não se sentiu bem, Mayara apresentou a versão local do jornalístico, o Alerta Amazonas.

Sikêra não está com os pulmões comprometidos

Mais cedo, a filha de Sikêra Junior foi às redes sociais para desmentir a notícia de que o seu pai estava em estado grave e com os dois pulmões comprometidos. O assunto se espalhou rapidamente na internet.

Revoltada, Larissa Siqueira desmentiu os boatos, mas não tinha falado sobre a doença. "Meu pai está em casa, doente, mas se recuperando. E as pessoas ficam inventando coisas a respeito disso. Não acreditem. Ele não está no hospital e não está com o pulmão comprometido. Que saco!", disse ela.

Quando entrou no Alerta, Sikêra também reforçou as palavras da filha. "Chegaram a dizer que eu estava na UTI, com os dois pulmões comprometidos. É muita mentira. Não tem o por quê disso, colegas. Para quê? Isso só gera preocupação para a minha família inteira", completou.

Quem é Sikêra Junior?

José Siqueira Barros Júnior é natural de Palmares, Mata Sul de Pernambuco. Ele começou sua carreira na rádio Cultura dos Palmares, em 1982, quando tinha 14 anos. Depois, ele foi chamado para cobrir os 25 anos da TV Globo Nordeste, no Parque de Exposição do Cordeiro. Chegou em Maceió em 1999 e em 2000 ingressou como repórter da então TV Alagoas, mais tarde TV Ponta Verde. Em 2012, assumiu a titularidade do Plantão Alagoas.

No ano de 2018, o apresentador começou uma nova história na Paraíba, quando recebeu o convite para fazer parte da TV Arapuan, apresentando o programa Cidade em ação. Em 2019, ele deixou a emissora para trabalhar na TV Acrítica, onde está atualmente, apresentando o programa Alerta Amazonas que, recentemente, ganhou uma versão nacional, pela RedeTV!, o Alerta Nacional.

>> Estreia de Sikêra Júnior em rede nacional vira um dos assuntos mais comentados do mundo no Twitter

Sikêra Júnior também integra o casting Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro, lançado em 2018. O filme é dirigido por Fabrício Bittar e roteirizado por Danilo Gentilli e André Catarinacho.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias