Críticas

Após entrevista polêmica de Regina Duarte, internautas pedem que Gabriela Duarte 'interdite' a mãe

Na noite dessa quinta-feira (7), a secretária especial da Cultura do governo Jair Bolsonaro (sem partido) minimizou as mortes que ocorreram durante o período da ditadura militar e falou que o coronavírus trouxe muita morbidez

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 08/05/2020 às 16:06 | Atualizado em 08/05/2020 às 16:39
REPRODUÇÃO/TVGLOBO
Assim como na vida real, Regina Duarte e Gabriela Duarte viveram mãe e filha na novela 'Por Amor', da TV Globo - FOTO: REPRODUÇÃO/TVGLOBO

Após Regina Duarte, secretária especial da Cultura do governo Jair Bolsonaro (sem partido), minimizar as mortes que ocorreram durante o período da ditadura militar e falar que o coronavírus trouxe muita morbidez, em entrevista concedida à CNN na noite dessa quinta-feira (7), a sua filha, a atriz Gabriela Duarte, recebeu em sua rede social vários comentários com críticas à mãe. Alguns deles até pediram para que a atriz "interditasse" Regina.

Na quarta-feira (6), Gabriela fez a publicação de um vídeo na sua conta do Instagram sobre a violência contra a mulher durante o período de quarentena. No entanto, desde as últimas horas a atriz vem recebendo mensagens de seguidores com grandes críticas à sua mãe.

"Amada, desculpa me intrometer, mas não seria o caso de interditar sua mãe?", disse um dos comentários que já recebeu mais de cinco mil curtidas. Já outro internauta pediu para que Gabriela conversasse com a mãe.

"Foi um absurdo e deplorável o que a sua mãe falou hoje na CNN sobre os mortos da ditadura, dá uns toques nela porque ela precisa. Talvez ajude assistir alguns documentários ou quem sabe ler uns livros de história", digitou.

Para Regina, as pessoas não devem ficar carregando o peso de mortes que ocorram em décadas passadas e citou os crimes de Stálin e Hitler. “Se ficar cobrando coisas que aconteceram nos anos 60, 70, 80, a gente não vai para a frente”, disse a secretária durante a entrevista.

Mas os comentários na postagem de Gabriela Duarte não pararam por aí, outras pessoas se disseram chocadas com as falas de Regina e questionaram se a atriz não sentia vergonha da mãe. "Tu não tem vergonha da tua mãe, não? Pelo amor de Deus!", escreveu uma delas.

 


 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por gabriela duarte (@gabidu) em

 

Até o momento, Gabriela não se pronunciou sobre os comentários. No entanto, apresentando um posicionamento oposto ao do presidente Jair Bolsonaro, a atriz já fez uma publicação em seu Instagram pedindo para que os seguidores ficassem em casa durante o período de quarentena.

"Todo meu respeito e gratidão aos profissionais que não podem ficar em casa( profissionais de saúde, limpeza pública, caminhoneiros, e todos aqueles que não podem parar...) mas, se você pode..... FIQUE EM CASA", publicou no dia 6 de março.

 

Mensagem de Maitê Proença irritou Regina Duarte

Além das declarações sobre o período da ditadura, um outro ponto da entrevista que gerou grande polêmica foi a reação de Regina Duarte com a reprodução de um vídeo gravado pela atriz Maitê Proença.

"Baixo nível isso? Vão colocar fala dela?", questionou Regina, visivelmente irritada. "Vocês estão desenterrando esse vídeo para quê? O que vocês ganham com isso?", completou a secretária, perguntando para o repórter ao seu lado e para os âncoras, no estúdio da CNN.

Na mensagem, Maitê falou que "é inexplicável o silêncio sobre uma política para o setor cultural.  "A cultura está perplexa com a falta de informação com o que tem sido feito: o proposto daquilo que foi prometido: o proposto. É inexplicável o silêncio sobre uma política para o setor. Nós estamos sobrevivendo de vaquinhas. Nesse túnel cumprido, e sem futuro a vista para arte, que afinal, se faz juntando gente. Mas, afinal, até quando isso vai se sustentar. São muitos poucos os que têm reservas financeiras para milhares [de artistas] que estão à míngua. Enquanto isso, morrem os nossos gigantes: Rubens, Aldir... Nenhuma palavra de nosso presidente, de nossa secretária. Regina, eu apoiei desde o início o seu direito a posição que divergia da maioria. Regina, fala com a gente", disse.

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

A CNN pediu e ofereci a minha posic?a?o. Esta? aqui. E? o q tinha a dizer. Por mim. Por minha classe. Pela Cultura. Pelo Brasil desgovernado.

Uma publicação compartilhada por Maitê Proença (@eumaiteproenca) em

 

Nesta sexta-feira, Maitê Proença falou, em entrevista ao O Globo, que 'o convívio com aquela gente ruim' contaminou a Regina que ela pensou existir.

"Defendi o direito de Regina a uma escolha diferente da minha e da maior parte de nossa classe, agora basta. Com as posturas de ontem, com a banalização do que foram as mortes da ditadura, o 'la-la-ri qua qua qua', o desrespeito e a desinformação, chega! O convívio com aquela gente ruim contaminou a Regina que eu pensei existir na Regina", desabafou Maitê após a reação de Regina na entrevista.

André Duarte

Diferente da irmã Gabriela Duarte, que divulga publicamente seu posicionamento político, o filho mais velho de Regina, André Duarte, costuma expor sua opinião política na internet. O primogênito já fez diversas postagens pós-direita e mostrou seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

André, inclusive, acompanhou a mãe nas primeiras reuniões dela com ministros e o presidente Jair Bolsonaro que foram realizadas em Brasília. Ele também costuma compartilhar mensagens negativas sobre o PT e instituições como o Supremo Tribunal Federal, além de elogiar líderes norte-americanos e israelenses.

Novela Por Amor

No Twitter, o comportamento de Regina Duarte durante a entrevista também gerou grande repercussão e inúmeras críticas. Em uma delas, um internauta publicou um trecho da novela Por Amor, da TV Globo, em que Eduarda, vivida por Gabriela Duarte, descobre que a mãe Helena, interpretada por Regina Duarte, trocou seus filhos na maternidade. 

"Eu odeio você", diz Eduarda para Helena durante o vídeo postado por internauta em referência às falas de Regina.

 

Escrita por Manoel Carlos, Por Amor foi ao ar entre os anos de 1997 e 1998, sendo reprisada no 'Vale a Pena Ver de Novo' em 2019. Assim como na vida real, na trama Regina Duarte e Gabriela vivem mãe e filha.

Comentários

Últimas notícias