WORLD TRADE CENTER

Dragon Ball Z foi interrompido pela transmissão do atentado às Torres Gemêas?; entenda o que é o "Efeito Mandella"

Afinal, o que a Rede Globo transmitia no momento do ataque terrorista?

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 11/09/2020 às 12:48 | Atualizado em 11/09/2020 às 12:52
Divulgação
Son Goku, protagonista da franquia Dragon Ball - FOTO: Divulgação

Nesta sexta-feira (11), completam-se 19 anos do atentado terrorista às Torres Gêmeas do Word Trade Center, grande complexo de edifícios que localizava-se em Nova Iorque. Com o passar do tempo, a lembrança do ataque que chocou o mundo inteiro em 11 de setembro de 2001 traz consigo uma série de questões relacionadas às memórias de quem acompanhou tudo isso pelas telinhas da televisão.

Afinal, o que a Rede Globo transmitia no momento do ataque terrorista? Dragon Ball Z foi realmente interrompido pelo Plantão de Notícias da emissora? O que é Efeito Mandella?

De acordo com a grade de programação da Globo, o momento em que a emissora noticiou o ataque às Torres Gêmeas coincide com o horário em que o programa infantil Bambuluá, apresentado por Angélica, era transmitido. O programa era uma espécie de TV Globinho onde Angélica apresentava um jornal fictício e realizava a chamada dos desenhos animados, acompanhada de repórteres mirins. Algo muito parecido também com o "Bom Dia & Cia", do SBT. 

Dentro de Bambuluá, Dragon Ball Z era transmitido, assim como Digimon, Sonho dourado, Monster ranch, Disneylândia e outros desenhos. Sendo assim, não haveria como descobrir, de fato, qual o desenho animado que era transmitido no horário em que o Brasil parou para acompanhar o terrível atentado.

No entanto, em agosto de 2017, o jornalista Diogo Cavalcante utilizou sua conta no Twitter para desvendar o mistério. Diego publicou uma espécie de medição de audiência da TV Globo em 11 de setembro de 2001, onde aparece, detalhadamente, o nome de cada programa transmitido e seus respectivos horários de exibição.

Confira: 

De acordo com a imagem divulgada pelo jornalista, o Plantão da Globo teria entrado no ar por volta das 9h50, interrompendo a exibição do esquete protagonizado por fantoches "Garrafinha", e não de Dragon Ball Z, que seria transmitido somente às 11h15. 

O portal Memória Globo, por outro lado, informa que, além do primeiro Plantão realizado por volta de 9h50, houve uma outra interrupção às 10h02, horário próximo ao que Dragon Ball Z era transmitido diariamente, o que pode ter gerado alguma confusão de memórias na cabeça dos que assistiam à programação da emissora no dia em questão. 

Este fenômeno de falsas memórias ficou conhecido popularmente como "efeito mandella", em referência à um episódio no ano de 2009, quando uma norte-americana revelou que tinha falsas memórias relacionadas à morte de Nelson Mandella, que aconteceu somente quatro anos depois, em 2013. 

Desta forma, o termo passou a ser usado por muitas pessoas, principalmente nas redes sociais, em referência às recordações que, na realidade, nunca aconteceram. 

No twitter, internautas comentaram a situação: 



 

 


Comentários

Últimas notícias