Eleições 2022: saiba o que é e como solicitar o voto em trânsito
Municípios com mais de 100 mil habitantes vão ter que habilitar locais para realizar o voto em trânsito. O prazo de solicitação para votar em trânsito vai até 18 de agosto.

A partir desta sexta-feira (15), começa o prazo para habilitação dos municípios que possuam mais de 100 mil eleitores para receber o voto em trânsito. Essa modalidade só está disponível para locais com grande eleitorado.
As seções eleitorais designadas para esse uso serão divulgadas até o dia 17 de julho pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Cada seção deverá conter um número de eleitores entre 50 a 400.
O que é voto em trânsito ?
Esse tipo de voto permite com que indivíduos fora de seus domicílios eleitorais possam votar nas eleições através de urnas instaladas especialmente para esse uso.
- Vereadora do Recife processa Bolsonaro por incitação ao terrorismo; saiba mais
- BOLSONARO EM JUIZ DE FORA: presidente retorna ao local que levou facada
- PESQUISA ELEITORAL: Confira segundo turno entre Lula e Bolsonaro no maior colégio eleitoral do Nordeste
- BANDEIRA DO BRASIL: Bolsonaro reage e fala sobre seu uso em campanhas
Caso o eleitor esteja em seu estado de origem, o indivíduo também poderá votar em cargos estaduais, tanto para o executivo quanto para o legislativo. Em situações em que a pessoa esteja em outro estado, ela só poderá votar para presidente.
Essa modalidade só pode ser requisitada por indivíduos que tenham título de eleitor regularizado e que estejam no Brasil.
Como pedir para votar em trânsito? Quando começa a solicitação do voto em trânsito?
O pedido para votar em trânsito só pode ser feito presencialmente. Além disso, a habilitação para essa modalidade de voto não modifica seus dados de inscrição eleitoral, portanto, você continuará vinculado à sua seção original após a eleição.
As solicitações para ser um eleitor em trânsito começam na próxima segunda-feira (17) e vão até o dia 18 de agosto. Indivíduos que não votarem terão problemas com a quitação eleitoral e terão que pagar multa para se manter regularizado.