Vídeo com encenação de Bolsonaro "morto" após motociata revolta apoiadores; assista
Vídeo aparentemente produzido por empresa profissional mostra o presidente morto após acidente de moto

Um vídeo que encena a morte de Jair Bolsonaro (PL) durante uma motociata passou a circular nas redes sociais na manhã deste sábado (16) e causou revolta entre os apoiadores do presidente.
Nas imagens, é possível ver um homem caracterizado como o presidente em uma moto, participando de um evento fictício, montado em um estúdio de gravação.
Em seguida, o vídeo exibe fotos do mesmo personagem caído no chão, aparentemente morto e ensanguentado, ao lado da moto. Ele parece ter sido atingido no pescoço.
Uma suástica, símbolo do nazismo, aparece estampada na camisa do homem.
Veja o vídeo abaixo
A cena é reproduzida em um estúdio, onde há pessoas gravando as imagens com equipamentos aparentemente profissionais, além de efeitos cenográficos e de luz.
Os produtores do vídeo ainda não foram identificados.
Nas redes sociais, apoiadores do presidente se revoltaram com o teor da encenação, e fizeram acusações traçando paralelos entre liberdade de expressão e discurso de ódio.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, cobrou providências do ministro do STF Alexandre de Moraes. Confira:
Vídeo encena a morte do Presidente @jairbolsonaro em queda de moto.Detalhe da suástica em sangue no peito. Seria isso liberdade artística, liberdade de expressão ou um ato criminoso e estímulo à agressão contra sua pessoa. Não seria ataque à democracia? Com a palavra, Xandão! pic.twitter.com/JTZXxY2Qkz
— Bia Kicis (@Biakicis) July 16, 2022
Ministro vai investigar o vídeo de Bolsonaro "morto"
Pelo Twitter, o Ministro da Justiça, Anderson Torres, afirmou que está investigando o caso e vai aplicar medidas cabíveis aos responsáveis.