Quem será o vice de Lula e Bolsonaro? Veja lista com todos os candidatos a vice-presidente do Brasil nas Eleições 2022
Grande parte dos candidatos já definiu os nomes nas suas respectivas chapas para as Eleições 2022; veja lista completa

As Eleições 2022 terão 12 candidatos à presidência do Brasil, e a maioria das chapas já sinalizou quem serão seus respectivos candidatos ao cargo de vice.
Os nomes serão oficializados os em eventos e convenções realizadas nos próximos dias, mas já é possível visualizar o cenário com base em declarações dos candidatos.
Confira quem são os candidatos a vice-presidente
Jair Bolsonaro (PL)
O candidato a vice-presidente de Jair Bolsonaro será o general Braga Netto. O atual presidente oficializou o nome do militar para o cargo na Convenção do Partido Liberal, no dia 24 de julho.
General do Exército, Walter Braga Netto foi ministro da Casa Civil em 2020 e ministro da Defesa, em 2021, no próprio governo Bolsonaro.

Lula (PT)
O vice de Lula será Geraldo Alckmin, que deixou o PSDB e se filiou ao PSB em março deste ano para integrar a chapa lulista.
Alckmin já foi quatro vezes governador de São Paulo, vice-governador, deputado federal e disputou a presidência da República em 2006 e 2018.

Ciro Gomes (PDT)
Ciro Gomes terá a vice-prefeita de Salvador Ana Paula Matos como candidata a vice-presidente. O anúncio foi feito no dia 5 de agosto, na sede do partido, em Brasília.
Nascida em Salvador, Ana Paula Matos tem 44 anos e forte atuação na área social. Ela é advogada, professora, pós-graduada em finanças e mestre em administração.

Simone Tebet (MDB)
Simone Tebet confirmou o nome da também senadora Mara Gabrili (PSDB) como sua vice. O anúncio foi feito no dia 2 de agosto.
Deficiente física, Mara Cristina Gabrilli é psicóloga, publicitária de formação e senadora por São Paulo. Ela foi deputada federal e vereadora na capital paulista.

Soraya Thronick (UB)
O candidato a vice de Soraya Trhonick é o ex-deputado federal Marcos Cintra. O nome foi anunciado no dia 5 de agosto, na mesma convenção que apontou o nome de Soraya como candidata à presidência, após desistência de Luciano Bivar.
Marcos Cintra é economista, ex-deputado federal, professor e foi secretário da Receita Federal durante o governo Bolsonaro.

Luiz Felipe D’Ávila (Novo)
O pré-candidato Luiz Felipe D’Ávila confirmou que o vice na sua chapa presidencial será o deputado federal Tiago Mitraud, também do Partido Novo.
Tiago Mitraud está no seu primeiro mandato como deputado federal por Minas Gerais e é presidente da Frente Parlamentar da Reforma Administrativa.

Sofia Manzano (PCB)
O candidato da chapa de Sofia Manzano a vice-presidente é o pernambucano Antônio Alves, também do PCB.
Antônio Alves é jornalista e participou de movimentos populares. Ele foi agente da Defesa Civil pela Codecir e trabalha no Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Piauí.

Pablo Marçal (Pros)
A vice de Pablo Marçal será a policial militar Fátima Pérola Neggra, também do PROS.
Fátima tem 54 anos e é militar da ativa em Mauá, região metropolitana de São Paulo, poetisa epalestrante motivacional.

Roberto Jefferson (PTB)
O vice de Roberto Jefferson é o Kelmon Luís da Silva Souza, conhecido como Padre Kelmon.
Ele tem 45 anos e, apesar de se denominar padre, nunca foi sacerdote das igrejas da comunhão ortodoxa no Brasil.

Eymael (DC)
O vice de José Maria Eymael é o Professor Bravo, também filiado ao partido Democracia Cristã.
Bravo é professor universitário e foi prefeito da cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, entre 1993 e 1996.

Vera Lúcia (PSTU)
A candidata a vice na chapa de Vera Lúcia (PSTU) é Kunã Yaporã, conhecida como Raquel Tremembé, do mesmo partido.
Indígena da etnia Tremembé, ela tem 39 anos e é pedagoga, além de integrante da Articulação da Teia de Povos de Comunidades Tradicionais do Maranhão.

Leonardo Péricles (Unidade Popular)
Samara Martins é a vice de Leonardo Péricles na candidatura à presidência da República. Ela também integra o Unidade Popular.
Samara é mineira, mas vive no Rio Grande do norte. Ela é militante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e do Movimento de Mulheres Olga Benário, e também fez parte do Centro Acadêmico de Odontologia e foi Diretora de Mulheres da Direção Nacional dos Estudantes (UNE).
