Negócios

Novos hotel-marina e centro de convenções devem gerar 3,3 mil empregos no Recife

Nova fase do projeto Porto Novo Recife promete gerar oportunidades de empregos em construção civil

Marília Banholzer
Cadastrado por
Marília Banholzer
Publicado em 10/03/2020 às 15:01 | Atualizado em 11/03/2020 às 4:36
ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
Hotel-marina contará com 240 apartamentos e centro de convenções terá capacidade para até 4 mil pessoas - FOTO: ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM

A segunda etapa do projeto Porto Novo Recife está saindo do papel e deve gerar mais de 3,3 mil novas oportunidade de trabalho na capital pernambucana. As obras já foram iniciadas neste mês de março de 2020 e devem gerar 1.430 empregos diretos somente na fase de construção dos empreendimento. Serão construídos um hotel quatro estrelas, integrado com uma marina, e mais um centro de convenções. Tudo isso ao custo de R$ 140 milhões provenientes do investimento privado. Os equipamentos ocuparão a área dos armazéns 15, 16 e 17 do Porto do Recife - entre a Ponte Giratória e as torres gêmeas, no Centro da capital pernambucana.

>> Saiba como o trade turístico reagiu ao projeto Porto Novo Recife

Após a conclusão dos empreendimentos, a estimativa é de que sejam gerados mais 3.380 postos de trabalho diretos e indiretos. Todas as oportunidades serão lançadas no quadro de ofertas da Agência do Trabalho do Governo do Estado. A expectativa é de que as obras sejam concluídas no fim de 2021 e que os novos equipamentos estejam em uso ainda no primeiro semestre de 2022.

Reprodução vídeo divulgação
Fachada do hotel do Porto Novo Recife - Reprodução vídeo divulgação

Vale lembrar que a primeira etapa do projeto foi responsável por abrir espaço para o Novo Terminal Marítimo de Passageiros, Cais do Sertão Luiz Gonzaga, escritórios da Accenture, Centro de Artesanato de Pernambuco, além de espaços para shows e eventos, bares e restaurantes. Os negócios foram erguidos onde antes ficavam os armazéns 9,12, 13 e 14. As obras do Porto Novo Recife começaram em 2012, com previsão de conclusão em 2014, mas questões burocráticas atrasaram a conclusão do projeto que agora entra na reta final.

As novidades foram anunciadas nesta terça-feira (10), no Palácio do Campo das Princesas, durante encontro entre o governador Paulo Câmara, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach e representantes do Porto Novo Recife - que incorpora as empresas GL Empreendimentos, Excelsior Seguros, Maxxima Empreendimentos e Hima Participações, todas empresas pernambucanas. 

O empreendimento do Novo Porto Recife

De acordo com detalhes do projeto, o hotel será de porte quatro estrelas, com 240 leitos, e terá uma marina, com capacidade para atracar 136 barcos e veleiros de até 70 pés. O estabelecimento terá restaurantes, lojas, bares, salas de reunião, piscina e 136 vagas de garagem. Já o centro de convenções terá capacidade para eventos com até 4 mil pessoas e flexibilidade de espaço para receber convenções, exposições e para montagem de auditório. Ainda terá 231 vagas de garagem.

De acordo com o arquiteto Jerônimo Cunha Lima, responsável pelo projeto arquitetônico, deverão ser preservados cerca de 70% das estruturas dos armazéns para a construção do hotel-marina e centro de convenções. "Os espaços serão integrados, com muitos vidros, transparências. Haverá espaços de convivência em que o público em geral poderá ter acesso, sem ser necessariamente hóspede do hotel. Tudo que vamos derrubar é para melhorar a experiência de acesso aos espaços criados", diz Cunha Lima. 

Reprodução vídeo divulgação
Fachada do hotel do Porto Novo Recife, que contará com bares, restaurantes, piscina de borda infinita, spa, roof top, entre outros serviços - FOTO:Reprodução vídeo divulgação

Comentários

Últimas notícias