PANDEMIA

Companhias aéreas reduzem e suspendem voos por conta do avanço do coronavírus

Nesta quinta-feira (12), a Latam anunciou a redução de aproximadamente 30% de voos internacionais. A Cabo Verde Airlines informou que voos da rota Ilha do Sal - Porto Alegre - Ilha do Sal foram suspensos

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 12/03/2020 às 17:32 | Atualizado em 14/03/2020 às 11:13
Nelson ALMEIDA/AFP
A maior parte dessas introduções foi identificada nas capitais com maior incidência de voos internacionais - FOTO: Nelson ALMEIDA/AFP

Atualizada às 11h12 do dia 14 de março de 2020

A Latam anunciou, nesta quinta-feira (12), que aproximadamente 30% de seus voos internacionais foram reduzidos devido à baixa demanda e por conta do avanço do coronavírus em diversos países. Segundo a companhia aérea, a medida, por enquanto, será aplicada principalmente para voos da América do Sul à Europa e aos Estados Unidos, entre 1° de abril e 30 de maio de 2020.

A empresa ainda informou que irá oferecer flexibilidade aos seus passageiros para reagendarem seus voos sem cobrança de multa. Outras informações sobre esta medida serão comunicadas posteriormente. Em relação aos voos domésticos, a Latam reforçou que eles serão realizados normalmente, sem qualquer alteração.

Veja as regras para a remarcação das viagens internacionais

Todos os voos internacionais (novas reservas feitas entre 6 e 22 de março de 2020)

  • Remarcação da data e/ou destino do voo (sem multa, mas sujeito à diferença tarifária);
  • Permitido alterar uma vez e válido para viagens até 31 de dezembro de 2020;
  • Alteração pode ser feita até 14 dias antes da partida do voo original.

Voos de/para Itália

  • Clientes impactados pela suspensão temporária da rota São Paulo - Milão (2 de março a 16 de abril de 2020) podem remarcar data e/ou destino do voo (sem multa, mas sujeito à diferença tarifária) ou solicitar reembolso completo de acordo com validade do bilhete;
  • Adicionalmente, todos os clientes com voos de/para Itália programados até 30 de abril de 2020 podem remarcar a data e/ou destino o voo (sem multa, mas sujeito à diferença tarifária) para viajar até 31 de dezembro de 2020.

Voos para Israel (autoridades exigem quarentena para ingresso no país)

  • Remarcação da data e/ou destino do voo (sem multa, mas sujeito à diferença tarifária) para viagens até 31 de dezembro de 2020.

Para mais informações basta acessar o site da Latam. 

Cabo Verde Airlines

A Cabo Verde Airlines decidiu suspender, por tempo indeterminado, voos da rota Ilha do Sal - Porto Alegre - Ilha do Sal, após a Organização Mundial de Saúde (OMS) pandemia de coronavírus. A medida é válida a partir do dia 16 de março de 2020.

Segundo a companhia aérea, os clientes que compraram bilhetes para essa rota serão reembolsados. Em nota, a Cabo Verde Airlines lamentou a situação e informou que continuará a seguir todas as recomendações da OMS, além de permanecer em contato com as autoridades locais, a fim de manter seus passageiros e tripulantes em segurança.

O Jornal do Commercio está tentando entrar em contato com a Cabo Verde Airlines para saber quantas pessoas serão afetadas, mas até o momento não obteve sucesso.

Voos entre Itália e Cabo Verde também suspensos

No dia 27 de fevereiro de 2020, a companhia emitiu um comunicado sobre a suspensão de todos os voos entre Itália e Cabo Verde por um período de três semanas, com efeitos imediatos. A companhia se referiu à determinação como uma "decisão governamental por motivos de segurança do país em matéria de saúde pública".

GOL

A GOL informou que, até o momento, não há recomendações para evitar os destinos operados pela companhia no Brasil, Estados Unidos ou nos países da América do Sul e América Central. A companhia informou ainda que a programação de voos passará por ajustes "que visam garantir o equilíbrio entre o novo cenário de demanda e a qualidade e amplitude" da malha aérea.

Azul

A Azul comunicou que também está ajustando a oferta de voos internacionais. Em função disso, entre outras adequações, o voo Campinas-Nova York terá o início das operações adiado para o dia 1° de setembro de 2020.

A companhia aérea informou ainda que está monitorando os desdobramentos a respeito do coronavírus e que está seguindo todas as recomendações pelos órgãos reguladores e Ministério da Saúde.

Em relação aos voos com origem ou destino em Lisboa ou Porto, a Azul está disponibilizando opções de remarcação. A medida vale para voos adquiridos em março de 2020.

As opções para os passageiros são:

- Adiamento do voo, sem custo adicional, para até o dia 30 de junho de 2020;

- Cancelamento da viagem, deixando o valor como crédito para outros voos com a companhia aérea, sem a aplicação de taxas por esse cancelamento.

A Azul comunicou ainda que está disponibilizando a opção de reembolso integral da passagem para clientes com conexão em Lisboa ou Porto, e que tem como destino ou origem a Itália.

Em caso de dúvidas, os passageiros podem entrar em contato pelos números: 4003 1118 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 887 1118 (demais regiões). O cliente pode ainda baixar o aplicativo da empresa e entrar em contato.

 

Pernambuco tem dois casos confirmados de covid-19

Nesta quinta-feira (12), a Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou os dois primeiros casos de covid-19. Um homem de 71 anos e uma mulher de 66 estiveram na Itália recentemente. O casal é reside no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e ambos estão internados no Real Hospital Português. O estado de saúde dos dois pacientes é considerado estável.

Além dos dois casos confirmados, a secretaria acompanha ainda uma mulher de 41 anos, moradora do bairro do Pina, também na Zona Sul do Recife, que teria tido contato com o casal infectado com o covid-19. A mulher está em isolamento domiciliar desde esta quinta-feira (12).

Pandemia

Nessa quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (covid-19) como uma pandemia. Uma doença infecciosa é considerada uma pandemia quando sua disseminação sai do controle e se espalha por uma região geográfica ou mesmo por todo o planeta, afetando uma grande quantidade de pessoas. Mais de 118 mil pessoas foram infectadas em 114 países. Ao todo, mais de 4.300 mortes foram registradas.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95. 

Comentários

Últimas notícias