Coronavírus

Veja novo horário de funcionamento dos shoppings de Pernambuco

Decisão de reduzir a jornada de trabalho é para conter a evolução do coronavírus

Cadastrado por
Angela Fernanda Belfort
Angela Fernanda Belfort
Ângela Fernanda Belfort
Publicado em 17/03/2020 às 18:04 | Atualizado em 18/03/2020 às 15:26
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
O RioMar Recife fica localizado no bairro do Pina, Zona Sul do Recife - FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

Os shoppings do Grande Recife passarão a abrir das 12h às 20h a partir desta quarta-feira (18). A decisão de reduzir o horário ocorreu para contribuir com as medidas preventivas que têm o objetivo de conter a evolução do covid-19, o novo coronavírus.

A Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce) informou que esse é o horário indicado, mas algumas operações específicas poderão funcionar em horários alternativos, como farmácias, clínicas, supermercados, órgãos públicos e outros. Em Pernambuco, os centros de compra são frequentados por uma média de 509 mil pessoas por dia.

ARTE SJCC
Shoppings de Pernambuco mudam horário de funcionamento - ARTE SJCC

O horário indicado pela Apesce será seguido pelos centros de compra, como Shopping Recife, RioMar Recife, Plaza Shopping, Tacaruna, Guararapes e Patteo, de Olinda, entre outros. Até as 17h desta terã-feira (17) o River Shopping, de Petrolina, e o Vitória Park Shopping ainda não tinham informado o novo horário de funcionamento.

O Shopping Boa Vista funcionará no seguinte horário: das 10h às 19h, de segunda a sábado; e nos domingos, das 12h às 18h.

No Shopping Costa Dourada, os caixas eletrônicos vão funcionar das 8h às 21h. A farmácia, que vem tendo uma grande procura pelos consumidores, estará aberta no mesmo horário, bem como o supermercado Arco-Vita. A Praça de Alimentação funcionará das 11h às 20h e as demais operações serão das 12h às 20h.

O Paulista North Way Shopping estará funcionando em horário especial por tempo indeterminado, a partir desta quarta-feira (18). Abrirá de 12h às 20h, já a Lotérica será de 10h ás 18h, cartórios das 9h às 17h e os bancos das 10h às 16h. O cinema ficará fechado até 01 de abril.

Redução de lugares nas praças de alimentação

Os shoppings também vão adotar a redução em 50% dos assentos nas praças de alimentação para criar maior distanciamento entre as pessoas, o que contribui para dificultar a transmissão do vírus. Outras iniciativas já implantadas foram:

  • Adiamento de eventos de grandes proporções
  • Disponibilização de álcool gel em pontos de fácil identificação
  • Sinalização de locais onde há lavatórios
  • Reforço da limpeza
  • Higienização de todos os espaços com presença de público
  • Ampla divulgação de informações para prevenção da disseminação do vírus.

Em nota, a Apesce lembrou que o controle desta doença depende da colaboração de toda a sociedade e os shoppings cumprem uma importante função social pela sua forte característica de prestação de serviços e lazer. A associação implantou um Comitê de Gerenciamento dedicado a acompanhar essa questão e vai analisar a possibilidade de adotar outras medidas necessárias ou recomendadas no transcorrer dos próximos dias. Em Pernambuco, são 19 shoppings com 3.093 operações.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Veja o mapa que mostra como o novo coronavírus tem se espalhado pelo mundo

OMS declara pandemia de novo coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na última quarta-feira (11) que a epidemia de Covid-19, que infectou mais de 110.000 pessoas em todo mundo desde o final de dezembro, pode ser considerada uma "pandemia", mas que pode ser "controlada".

"Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de propagação e de gravidade, bem como com os níveis alarmantes de inação" no mundo, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra.

"Consideramos, então, que a Covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia", afirmou.

 

ARTE SJCC
Shoppings de Pernambuco mudam horário de funcionamento - FOTO:ARTE SJCC

Comentários

Últimas notícias