Em tempo de quarentena, veja dicas para manter a produtividade no home office

A prática tem sido uma solução para garantir o trabalho em tempos de quarentena por conta do coronavírus

Manuela Figuerêdo
Cadastrado por
Manuela Figuerêdo
Publicado em 19/03/2020 às 11:17 | Atualizado em 19/03/2020 às 11:42
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Candidatos do Enem digital farão provas em equipamentos cedidos pelo Inep, em locais definidos pelo órgão - FOTO: Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Com o avanço da nova pandemia do coronavírus, muitas empresas têm buscado soluções para manter o funcionamento sem deixar de seguir as medidas restritivas do governo brasileiro quanto às aglomerações e distanciamento social. Como alternativa, se destaca o home office. Para Celson Hupfer, CEO da Conneckt, "essa prática pode significar menos estresse e maior disposição". Entretanto, é preciso de disciplina para garantir a produtividade das suas tarefas laborais.

"A internet hoje é uma ferramenta que veio para facilitar o fluxo de trabalho e a qualidade dele. Já existem estudos que comprovam a eficácia do home office, quando bem feito, pode elevar os índices de produtividade e flexibilidade da equipe", explica Celson.

» Saiba quais são os seus direitos e deveres trabalhistas em tempos de coronavírus

Faça um home office organizado

Para ajudar os profissionais a manterem a produtividade em casa, o especialista separou nove dicas simples de serem postas em prática. Conheça:

1. Estabeleça horários: crie um cronograma diário com hora para iniciar o trabalho, pausa para o almoço e horário para finalizar as atividades do dia. Isso vai ajudar seu corpo a funcionar de forma como se estivesse na empresa.

2. Crie uma rotina: ao levantar, tire o pijama e se arrume como se estivesse em seu local de trabalho. Reproduzir a ambientação e hábitos, mesmo que de forma flexível, ajuda a espantar a preguiça.

3. Defina um local de trabalho: outra dica importante é sair da cama e preparar seu ambiente de trabalho. Fique atento a sua postura para não afetar a coluna, e ao espaço que escolherá para desempenhar as atividades, porque o local pode interferir diretamente na sua produtividade.

4. Atenção à qualidade de vida: em casa, é comum que o colaborador fique imerso nas atividades, sem pausa. Mas é importante reservar momentos ao longo do dia para tomar água, levantar da mesa e caminhar pela casa para manter a saúde e a qualidade de vida.

5. Não se distraia: desligue a TV para manter a atenção e a utilize apenas em momentos de descanso, como o horário do almoço. Mesmo assim, tenha cuidado para não perder tempo demais em programações que podem tirar o seu foco.

6. Mantenha o calendário de reuniões: continue realizando as reuniões agendadas na semana. Neste momento, as conferências e aplicativos como Skype e Hangout são ferramentas bastante úteis. "Normalmente, as reuniões presenciais podem ser mantidas mesmo em um regime de home office. Porém, com a recomendação de evitar aglomerações, a solução é importante para evitar a propagação do vírus", recomenda Celson.

7. Foque no trabalho em equipe: combine reuniões ou conversas sobre o andamento do trabalho entre os integrantes da equipe, seja com um colega que te auxilia ou com seu gestor. Isso permitirá que as atividades permaneçam alinhadas com as estratégias do período.

8. Faça uma lista de tarefas: outra prática que pode ajudar neste momento é listar as tarefas do dia. Isso manterá sua determinação e foco em cumprir cada um dos itens.

9. Peça a colaboração das pessoas que moram com você: para quem mora junto dos pais, amigos ou filhos, é importante falar sobre este período. É comum que algumas pessoas não entendam como o home office funciona, por isso é fundamental que converse sobre isso com as pessoas de casa para que evitem pedir favores ou simplesmente conversar em momentos indevidos.

Casos confirmados no Brasil e Pernambuco

Subiu para 428 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil, de acordo com as informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde, na última quarta-feira (18). Até o momento, quatro mortes estão confirmadas, todas no estado de São Paulo. Estão em investigação 11.278 casos suspeitos e outros 1.841 já foram descartados. Em pernambuco, o número de infectados pelo novo coronavírus (covid-19) em aumentou de 19 para 22, na quarta-feira. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os três novos casos, do Recife, são de transmissão local e/ou comunitária. Atualmente, são monitorados 485 casos suspeitos da doença.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o mapa de casos

 

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada:

Comentários

Últimas notícias