Dia das Mães

Veja como comprar presente do Dia das Mães de forma segura e sem sair de casa em tempos de coronavírus

O comércio eletrônico é a alternativa escolhida por muitos consumidores para garantir o presente de alguém tão especial

Larissa Lira
Cadastrado por
Larissa Lira
Publicado em 28/04/2020 às 15:45 | Atualizado em 28/04/2020 às 17:02
FREEPICK
Diante da pandemia do novo coronavírus, o Dia da Mães deste ano será diferente. - FOTO: FREEPICK

Neste ano, diante da pandemia do coronavírus, o Dia das Mães, 10 de maio, será diferente. Com o comércio de rua e shoppings fechados desde o dia 22 de março, devido ao decreto do Governo do Estado de Pernambuco para evitar o avanço da doença, o questionamento de como comprar o presente ideal aumentou. É no comércio eletrônico que muitos consumidores encontram a resposta de como presentear alguém tão especial.

>> Roberto Carlos e Daniel irão fazer live no Dia das Mães

>> Papa Francisco pede respeito por medidas para a saída do confinamento

>> Coronavírus: Banda da Polícia Militar fará live com repertório variado para animar quarentena

>> Retorno das atividades paralisadas por conta do coronavírus no Recife será estudado com uso da tecnologia

Assim é o caso da estudante de administração Monique Alves que não quis esperar o fim do isolamento e já garantiu o presente da sua progenitora.

Acostumada a fazer compras presenciais, ela conta que a escolha foi até mais rápida do que o habitual. "Não tinha muita ideia do que comprar de presente, acabei pesquisando algo que minha mãe gostasse e com um custo beneficio bom", afirma. Para realizar a compra de forma segura, ela procurou em sites confiáveis onde outras pessoas já tinham realizado compras e observou os comentários no Reclameaqui, site brasileiro de reclamações sobre atendimento, compra, venda, produto e serviços de empresas.

Diferente dela, o administrador Derval Barbosa já tinha em mente o que daria de presente para sua mãe, mas, da mesma forma, pesquisou o produto alinhando qualidade e preço acessível. Acostumado a fazer compras pelo e-commerce, ele explica como faz para adquirir um produto de forma segura. "Compro sempre em sites de empresas conhecidas e grandes marcas, assim tenho o máximo de informações possíveis sobre a reputação da empresa, do produto e das condições disponíveis para pagamento", afirma.

Sites confiáveis 

As dicas do Diretor Executivo da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Recife (CDL Recife), Fred Leal, vai ao encontro com as atitudes tomadas pelos dois consumidores.

"É preciso pesquisar bem antes de realizar uma compra e observar se o preço do site em questão tem uma grande divergência com outros endereços eletrônicos. A dica para quem não tem tanta experiência com compras online é adquirir o produto em sites oficiais e em empreendimentos que também possuam lojas físicas", aconselha. 

Direitos do consumidor 

Para quem tem medo de comprar e se arrepender ou do produto vir danificado, o advogado Flávio Sena, em entrevista ao Jornal do Commercio, alerta sobre os direitos do consumidor no comércio eletrônico.

Nas compras online existe o direito de arrependimento e o prazo para troca do serviço é pré-estabelecido em lei. "O Código de Defesa do Consumidor diz que quando o contrato de consumo for concluído fora do estabelecimento comercial, pela internet, telefone, domicílio ou catálogo de venda, o consumidor tem o direito de desistir do produto em sete dias contados a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato", explica.

Mesmo depois do prazo, o consumidor tem direito à revisão ou cancelamento da compra com ressarcimento de danos quando comprovada alguma prática abusiva ou legalmente proibida por parte do vendedor. Se o produtor vir com defeito ele também deve ser trocado sem custo algum para o cliente.

"O consumidor tem direito a três opções caso o produto venha com defeito. Ele pode substituir o produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso, pode ter a devolução do valor pago ou ter o abatimento proporcional do preço. Mas é preciso ficar atento ao prazo de reclamação. Em produtos não duráveis, o período é de 30 dias, já em produtos duráveis é de 90 dias. Esses prazos são contados a partir da data de entrega do produto", orienta Flávio.

Para reclamar e cobrar os devidos direitos o consumidor precisa reunir provas. "O primeiro passo é guardar o registro da compra com a indicação do prazo de entrega. O consumidor pode se valer do e-mail enviado pela loja ou salvar/imprimir a tela do site com o pedido. O mesmo procedimento deve ser adotado com o comprovante de pagamento e/ou nota fiscal", informa.

RioMar online

Com as dicas de como realizar uma compra segura é necessário agora um dos passos mais importantes: onde comprar. Uma maneira é navegar no RioMar Online. A plataforma reúne várias lojas e marcas diferentes com ótimas opções de presentes e com frete grátis.

 

Comentários

Últimas notícias