covid-19

Coronavírus: Pernambuco vai fechar todo o comércio, serviços e construção civil a partir do próximo domingo (22)

Só supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás ficam abertos

Manuela Figuerêdo Elton Ponce
Cadastrado por
Manuela Figuerêdo
Elton Ponce
Publicado em 20/03/2020 às 11:38 | Atualizado em 20/03/2020 às 18:30
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Movimentação no comércio do centro do Recife devido a epidemia do Coronavírus. - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

Em meio a pandemia do coronavírus, o Governo de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (20), que vai fechar todo o comércio, serviços e construção civil a partir do próximo domingo (22). Supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás ficam abertos. Além desses estabelecimentos, continuam a funcionar obras e serviços essenciais, como hospital, abastecimento de água, gás, energia e internet. As obras de construção civil contratadas pelo serviço público serão decididas pelos respectivos entes federativos, como a União, Estado de Pernambuco e os municípios.

>> Pernambuco anuncia 1º caso de cura clínica em mulher que foi infectada

>> Pernambuco tem 31 casos confirmados de coronavírus

>> Sobe para 904 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil

>>Já são 22 os infectados com coronavírus que viajaram com Bolsonaro aos EUA

>>Times brasileiros cedem estruturas para tratamento do coronavírus

>>Não são apenas os idosos: veja o perfil de casos do coronavírus em Pernambuco

"Precisamos nesse momento que o maior número de pessoas fique em casa, para que tenhamos o mínimo de contato social. Estamos trabalhando também em uma série de ações para ampliar a rede de atendimento, como já anunciamos os 1.000 novos leitos exclusivos para o tratamento da covid-19", explica o governador. Ele também falou de ações para minimizar o impacto da economia.

À tarde, haverá outra coletiva de imprensa, pela internet, na qual serão divulgadas as novas ações do governo e dar mais detalhes das medidas restritivas que estão sendo adotadas.

Veja o vídeo da coletiva

Casos no Brasil e em Pernambuco

Na última quinta-feira (19), no Brasil, o balanço do Ministério da Saúde confirmou 621 casos, além de 6 óbitos em decorrência da doença.  Já em Pernambuco, o Governo de Pernambuco, em coletiva de imprensa, anunciou que o Estado já conta com 28 casos confirmados do novo coronavírus.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o mapa de casos

Podcast

Neste episódio do podcast "O Fato É", Thiago Wagner e Leonardo Spinelli conversam com duas brasileiras que estão isoladas em Portugal por causa da quarentena, com Cinthya Leite, repórter especializada em saúde do Jornal do Commercio, que fala sobre histeria e fake news. Quem fala neste episódio, ainda, é a sanitarista Joana Freire, diretora executiva de vigilância à saúde do Recife.

Comentários

Últimas notícias