Retomada da economia

Shoppings do Grande Recife reabrem com horário das 12h às 20h, a partir da próxima segunda-feira (22)

Próximo passo será reabertura das praças de alimentação, que ainda não vão funcionar nesse primeiro momento. As operações das praças continuarão apenas com serviço de delivery e drive-thru

JC
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Publicado em 18/06/2020 às 0:30 | Atualizado em 18/06/2020 às 20:24
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Cerca de 40 lojas, restaurantes e quiosques participam da 3ª edição do "Aromas e Vinhos RioMar" que acontece no período de 03 a 22/08. - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

Atualizada às 20h22

A partir da próxima segunda-feira (22), os shopping centers do Grande Recife fazem sua reabertura ao público. Foram 93 dias fechados para cumprir o distanciamento social, exigido pela pandemia do novo coronavírus. Ontem, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, anunciou que graças ao controle do número de infectados pelo vírus foi possível avançar no plano de reabertura das atividades econômicas, mas com regras. No caso dos shopping, o horário de funcionamento será reduzido (das 12h às 20h) e terão que ser seguidos novos protocolos de segurança, higiene e comunicação com os clientes. Muito antes do anúncio da data de reabertura, os centros de compras já vinham se preparando para o ‘novo normal’. Na segunda, Pernambuco se junta aos demais Estados que liberaram a volta da atividade no Brasil. Dos 577 shoppings do País, 431 já reabriram as portas (75%). Veja no fim da matéria como cada shopping se preparou individualmente.

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O Presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), Paulo Carneiro, diz que recebeu a notícia da reabertura com alívio. “Foram tantos dias sem shopping, 93 dias para ser exato, que recebo com alívio. O próprio secretário (Schwambach) disse que Pernambuco foi o Estado mais conservador em relação à retomada, mas que agora os números da covid-19 estão equilibrados e que é possível reabrir. E os shoppings estão preparados para cumprir os protocolos. Há 15 dias já estávamos com tudo pronto em relação à estrutura para receber os clientes nesse novo momento, sem falar nos treinamentos de equipes e reuniões com lojistas que fizemos”, diz.

Pelo protocolo do governo do Estado, o acesso às áreas comuns dos shoppings deverá ser controlado pela administração estabelecimentos. Além do horário limitado de funcionamento das 12h às 20h, outra regra que precisa ser cumprida é evitar aglomeração. As lojas terão que controlar o número de clientes para que só haja uma pessoa em cada 20 metros quadrados de área de circulação. Na prática é o seguinte: numa loja de 200 m² só pode ter dez clientes ao mesmo no seu interior. A equipe de colaboradores não entra nesse cálculo.

Nessa fase da reabertura dos centros de compras não vão funcionar cinema, teatro nem qualquer outro equipamento de diversão. A praça de alimentação também ficou de fora nesse momento e vai continuar trabalhando com serviço de delivery e com o drive-thru para o cliente que optar por buscar a refeição. A reabertura da praça é o pleito da vez com o governo do Estado. “Nossa expectativa é que a praça de alimentação volte o quanto antes, porque ela é usada pelos lojistas e para complementar as próprias atividades do shopping para atender bem o cliente. Já estamos conversando com o governo do Estado, eles estão avaliando os números e nós temos a expectativa de que essa reabertura poderá acontecer no próximo dia 29”, aposta Paulo Carneiro.

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

Entre os lojistas, a defesa também é pela volta da praça de alimentação. “Ficamos contentes com a reabertura, mas ela aconteceu de forma parcial por causa da praça de alimentação. Mas estamos aceitando isso de forma tranquila, porque foi assim com os outros equipamentos no País”, observa do presidente da Associação de Lojistas de Shopping de Pernambuco (Aloshop), Ricardo Galdino.

O presidente da Associação de Lojistas do RioMar, Aziz Calife Júnior, também comemorou a volta da atividade e lembrou que o setor de alimentação já é bastante fiscalizado. “Temos condição de abrir a praça de alimentação e atender o cliente com toda segurança. Como fica o cliente com um horário de meio dia até 20h sem se alimentar? É ruim para ele e para a operação como um todo”, afirma.

Lojistas e empreendedores estão apostando que o consumidor aguarda por essa volta. “Estamos apostando que vai ser uma reabertura tranquila. A realidade nacional tem sido de um retorno com fluxo menor de clientes, mas com uma conversão maior em vendas. “Quem vai tem o objetivo de comprar ou de ter acesso a serviços”, ressalta Carneiro.

Na recepção ao cliente, os shopping terão cancela de estacionamento sem precisar apertar o botão, cartões higienizados, tapetes higienizadores para limpar os sapatos na entrada, totens de álcool em gel e campanhas educativas, porque a parceria com o cliente será importante na nova realidade.

RioMar Recife

O RioMar Recife já está pronto para receber clientes. O mall implementou várias medidas de segurança com mais de 30 novas ações, levando em consideração as particularidades das mais de 380 lojas do centro de compras. O infectologista Filipe Prohaska, integrante do comitê que decidiu quais ações de higiene e segurança deveriam ser tomadas na reabertura dos centros comerciais, explicou que cada loja tem cuidados específicos, a depender do tipo de produto que é vendido e da sua estrutura física. "Cada local tem que se adaptar a essa nova realidade, tem uma série de cuidados necessários que vão do fluxo de pessoas até da manipulação de produtos". Estabelecimentos que vendem roupas e livros, por exemplo, vão ter protocolos mais rígidos de segurança, quando comparados com outros. "As pessoas vestem e tocam nas roupas. Então vai ter que ter cuidado depois que houver a prova do produto que não foi comprado. Outro exemplo são as livrarias, porque não pode jogar álcool em páginas de papel", afirmou.

Com protocolo rígido por se tratar de um ambiente comercial com mais de 200m², os shoppings instituem uma limpeza ainda mais proativa do que a que é feita atualmente. No RioMar Recife, há dois meses é feita uma atomização duas vezes ao dia com um produto bactericida. Na volta dos clientes, será mantida a rotina de uma aplicação à noite, ao final do expediente, e pela manhã, antes da abertura. O mall está preparado para colocar em prática novas protocolos, que vão desde a limpeza dos cartões de estacionamento até a distribuição de totens de álcool pelos ambientes. "Estamos tomando todos os cuidados para que a gente garanta a segurança tanto dos clientes, como dos lojistas e funcionários. [Os cuidados] começam desde a cancela, você não precisa mais apertar no botão, [agora] você consegue pegar o cartão por aproximação, que é higienizado antes de voltar para novo uso. Temos tapetes higienizadores na entrada do shopping, onde você limpa os sapatos, e totens de álcool em gel espalhados em todos os acessos de escada rolante e elevadores", afirmou o superintendente do RioMar, Henrique Medeiros.

Prohaska informou, também, que haverá alteração fluxo de pessoas nos ambientes comuns do RioMar. "Nesse novo normal, há uma necessidade de uma série de alterações do fluxo, de entrada de saída, dos elevadores, das escadas rolantes e, principalmente, nas áreas chamadas de críticas, como as ligadas às crianças, os setores onde há animação infantil e as praças de alimentação. Nas áreas de convivência coletiva, há a necessidade de manter a distância de 1,5m a 2m de uma pessoa para a outra e obedecer os fluxos", alertou o especialista.

Serão transmitidas, a todo momento, campanhas educativas pelos corredores do RioMar, por meio da rádio e TV mall. Ademais, o superintendente do shopping conta com a consciência dos clientes acerca da transmissão da covid-19. "[Serão veiculadas] campanhas educativas dentro do mall, porque não adianta só o shopping e os lojistas fazerem seu trabalho, a população precisa ter consciência de que precisa fazer as coisas diferente. Esse novo normal precisa ser adotado por todos nós". E alertou: "Vai passar a ser uma questão de sobrevivência de todos nós. A gente precisa não só nos proteger, como proteger as outras pessoas. Se tiver com algum sintoma, seja febre ou gripe, não adianta sair de casa".

No RioMar Recife, onde vendas online já ocorrem através de entregas (delivery), o cliente passa a ter também a opção de retirar a compra no local. Os pontos vão funcionar das 12h às 18h seguindo todo o protocolo do Governo do Estado.

As lojas que hoje estão na base de vendas do RioMar Online automaticamente passam a ter a opção de retirada, além da entrega.

Entre as medidas de segurança, o shopping já implantou um novo sistema de liberação da cancela, com sensor de aproximação liberando o cartão sem a necessidade de toque. Todos os cartões são higienizados a cada uso. Para chegar até o drive, o cliente vai seguir as faixas de indicação que estarão sinalizadas até o local de entrega do produto, no estacionamento coberto.

Além das vendas pelo site, também serão realizadas compras diretamente com os lojistas, nos canais oferecidos por eles com entrega no drive. Nesse caso, todo o processo de comercialização é feito entre a loja e o cliente e a entrega executada pelo vendedor da loja. Sendo pelo RioMar Online, o cliente terá a opção de retirada.

Shopping Recife

Atento às novas diretrizes governamentais para a reabertura do comércio na próxima segunda-feira (22), o Shopping Recife implementou mais de 60 ações de segurança e higiene em todo o mall, visando receber com segurança, seus colaboradores, lojistas e clientes. Algumas delas são pioneiras no Estado e já estão funcionando desde o final de abril, como as cancelas de acesso ao estacionamento, que vêm utilizando sensores infravermelhos para retirada do cartão e uso de interfone, eliminando a necessidade de toque no equipamento.

Ainda no estacionamento, as vagas direcionadas para motos e bicicletas estarão sinalizadas quanto ao distanciamento entre os veículos. Além disso, todos os cartões serão higienizados por meio do sistema de luzes germicidas ultravioleta (UV-C) após cada uso. Já o pagamento será restrito aos terminais de autoatendimento, podendo, inclusive, ser realizado por aproximação do cartão de crédito ou débito, via tecnologia Contactless (sem contato), ou pelo próprio aplicativo do mall.

A lista de ações inclui ainda o sistema de ar-condicionado, com procedimentos ampliados, garantindo maior presença de ar exterior no mall. O processo de troca dos filtros de ar-condicionado também ficou mais rigoroso. O período de operação das unidades de tratamento de ar também foi ampliado para filtrá-lo por mais tempo, antes da abertura e após o fechamento.

“Todas as ações estão seguindo o que vem sendo realizado com sucesso em outros shoppings do país e diretrizes estabelecidas pelo Governo Estadual. Tudo pensado para receber os nossos clientes, colaboradores e lojistas de forma segura e com muita tranquilidade”, destaca a superintendente do Shopping Recife, Danielle Viana.

Em todo o centro de compras foram instalados mais de 60 pontos com dispensers e totens com álcool em gel. O novo protocolo ainda inclui a desinfecção diária dos tapetes de todas as entradas, havendo ainda a designação de portas exclusivas para entrada e saída, devidamente sinalizadas, controlando melhor o fluxo de pessoas, com contadores automatizados localizados nas portas sociais.

O uso de máscaras será obrigatório para todos aqueles que circularem pelas dependências do mall, conforme Decreto do Governo Estadual. Para isso, o Shopping Recife distribuirá o equipamento de proteção para todos os seus funcionários e, na chegada ao centro de compras, será feita a medição de temperatura dos clientes, colaboradores orgânicos, terceirizados e funcionários de lojas. Além disso, todos os funcionários do shopping que tiverem contato com o cliente, seja em Docas, Espaço Cliente e Centro de Informações, também usarão a máscara de proteção adicional do tipo faceshield.

A mesma regra vale para a sanitização de banheiros, guarda-corpos, elevadores, corrimãos de escadas rolantes e partes de equipamentos de contato com pessoas. Nos banheiros, além da exaustão ser intensificada, alguns mictórios foram interditados para uso, respeitando o distanciamento social. A utilização de secadores de mãos será substituída pelo uso de papel toalha, evitando, assim, o contato do cliente com o equipamento. Algumas pias também serão desativadas para uso, alternadamente, garantindo um espaçamento seguro entre os usuários. Bancos e sofás estão sinalizados para que o distanciamento social também seja mantido, bem como nos elevadores, onde só serão permitidas duas pessoas simultaneamente.

Nas escadas rolantes, adesivos sinalizam distância de três degraus entre as pessoas. Já nas vitrines das lojas, adesivos indicarão a quantidade de clientes permitidos simultaneamente. O cálculo seguirá o Decreto Estadual que permite uma pessoa a cada 20 m².

Shopping Guararapes

O Shopping Guararapes está pronto para o novo normal e para abrir as portas para o público a partir desta segunda-feira (22), adotando o protocolo de segurança apresentado pela Abrasce que teve a consultoria do Hospital Sírio Libanês. Após mais de 90 dias sem funcionar em decorrência do isolamento social, o governo de Pernambuco inicia a nova etapa do plano de convivência e libera a abertura dos centros de compras com horário e capacidade reduzidos. O novo horário será das 12h às 20h.

O shopping conta com 200 lojas, porém a Praça de Alimentação deve continuar com atendimento exclusivo por delivery e coleta, já que o setor ainda não foi liberado pelo Estado para funcionar presencialmente.

O mall realizou modificações na estrutura e reforço na higiene dos ambientes para promover a segurança de quem estiver no centro de compras. Dessa forma, o cliente pode observar mudanças desde a entrada, com o cartão de estacionamento sendo liberado por meio de sensor de aproximação da mão, mesmo sistema para acionar o interfone. Já na área interna do shopping, já está em funcionamento uma maior renovação de ar no sistema de climatização, com utilização de filtros de maior capacidade no sistema de Ar-Condicionado; disponibilização de vários pontos com recipientes com álcool em gel 70% para uso do cliente; aumento da exaustão nos banheiros e o afastamento dos mictórios; reforço da limpeza várias vezes ao dia em diversos locais como: corrimãos, elevadores, cartões de estacionamento, carregadores portáteis, seguindo as normas sanitárias dos órgãos públicos.

Além dessas medidas, o Guararapes adotou o uso de máscaras por todos os funcionários do Shopping e protetores faciais para as equipes de contato com o cliente. O Shopping solicitará também para que os clientes só acessem o mall utilizando máscaras; medição da temperatura de clientes, lojistas e funcionários com orientação para retorno à residência a quem apresentar a partir de 37,8°, devendo seguir as recomendações de cuidado divulgadas pelo Ministério da Saúde; e a substituição dos secadores de mão por papel toalha nos banheiros. Campanhas educativas, que já estão sendo realizadas para diversos público (lojistas, funcionários, prestadores de serviços e clientes), serão intensificadas na reabertura do Shopping.

O Shopping Guararapes também realizou demarcações de espaços em locais como elevadores, bancos, abrigos de ônibus e abrigos de taxi, onde há formação de filas, para que os clientes mantenham o distanciamento social, desinfecção de ambientes com atomizador e produtos recomendados pelos órgão de saúde; colocação de anteparos nos locais onde há atendimento ao cliente; controle de acesso dos clientes nos elevadores, espaços de atendimento e nas lojas, atendendo o distanciamento de 1,5m entre as pessoas; sistema de exaustão e aplicação de capas nos botões dos elevadores para promover uma melhor limpeza. Os eventos seguem suspensos para evitar aglomeração.

Patteo Olinda

O Patteo Olinda também está preparado para receber a população. O controle dos clientes se dará por meio de câmeras de segurança instaladas em todas as entradas do centro de compras e também por meio das cancelas do estacionamento. Segundo explicou a gerente de marketing do Patteo, Jéssica Ross, as câmeras informam em tempo real a quantidade de pessoas dentro do shopping.

"Nós vamos conseguir controlar essa redução de fluxo através de câmeras que existem em todas as entradas do shopping e também pelas cancelas de estacionamento. Então, como nós temos a capacidade reduzida de vagas, a gente controla pelas cancelas e a capacidade reduzida de público a gente controla pelas cameras, elas transmitem online quantas pessoas têm dentro do shopping no momento", disse.

De acordo com a gerente de marketing, o sucesso de reabertura de qualquer lugar nesse momento de pandemia do novo coronavírus vai depender "da educação das pessoas" e, por isso, é necessário que todos cumpram com as determinações de uso de máscara e o distanciamento social. "É muito importante nesse momento que todos tenhamos consciência. Nossos colaboradores, nossos lojistas e também os nossos clientes. O sucesso de reabertura de qualquer lugar nesse momento vai depender da educação das pessoas", comentou. "Tem que sair de casa só de máscara, quando entrar higienizar as mãos e evitar contato com as áreas comuns do shopping", completou.

Em relação a praça de alimentação, Jéssica informou que as mesas foram reduzidas em 50% e também há um maior espaçamento entre elas. "A gente já reduziu a capacidade de assentos da praça. Então, como é um shopping muito novo, a gente já tinha uma praça bem confortável, com mesas espaçadas. Espaçamos ainda mais, retiramos cadeiras, e estamos com 50% da capacidade com as mesas sinalizadas de proibição, caso a gente possa voltar com a praça de alimentação", finalizou.

Paulista North Way

Mesmo ainda sem data para o retorno das atividades dos shoppings em Pernambuco, o Paulista North Way Shopping está se preparando para a retomada das operações seguindo os protocolos de segurança lançados pelo poder público e Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Entre as ações realizadas para a retomada, estão a instalação de sistema para retirar o ticket do estacionamento por aproximação, reforço no quantitativo de álcool em gel e na equipe de limpeza, sinalização nos elevadores e escadas rolantes de permissão de uma pessoa por vez, redução das mesas da praça de alimentação, sinalização de distanciamento, máscara para os funcionários, álcool líquido, termômetros, tapetes sanitizantes, borrifadores e pulverizadores.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
RioMar está preparado para receber clientes a partir desta segunda-feira - FOTO:BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

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