Comércio

Pernambuco ganha central de distribuição para operação e-commerce do Extra e Pão de Açúcar

Central de distribuição do Grupo GPA será inaugurada na próxima segunda-feira (24) na BR 101 Sul com capacidade de estoque de mais de 3,6 mil produtos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 21/08/2020 às 11:52 | Atualizado em 21/08/2020 às 18:38
 Reprodução/Google Street View
Compras on-line nas redes de supermercado vêm aumentando durante a pandemia - FOTO: Reprodução/Google Street View

Nesta segunda-feira (24), Pernambuco recebe a primeira central de distribuição exclusiva para a operação do e-commerce das redes Extra e Pão de Açúcar no Nordeste. A nova estrutura pretende aumentar a capacidade operacional, tanto em quantidade de pedidos quanto em volume de vendas pelos sites www.paodeacucar.com e www.clubeextra.com.br, na região. O projeto, que fazia parte de um planejamento com execução prevista de dois anos, foi adiantado para atender a demanda em grande ascensão dos recifenses por compras on-line de supermercados. O Grupo GPA (dono das marcas Extra e Pão de Açucar) não revelou o total de investimentos na nova operação.

A central de distribuição vai iniciar sua operação com cerca de 50 funcionários. Rodrigo Pimentel, diretor de E-commerce Alimentar do GPA afirmou que a estrutura tem capacidade para acompanhar o crescimento da demanda. "Se necessário, vamos crescer o número de colaboradores mas, neste momento, o recrutamento está encerrado", informou.

Segundo o Grupo GPA, as recomendações de isolamento social por conta da pandemia foram as principais responsáveis por impulsionar a tendência do e-commerce e por diversificar os produtos adquiridos por esse canal, gerando um crescimento de 300% na procura por produtos perecíveis e consolidando o e-commerce alimentar. A estrutura vai armazenar  as categorias de mercearia, frutas, legumes, verduras, perfumaria, limpeza, pet e bazar, que concentram a maior participação nos pedidos realizados na região.

"O Nordeste como um todo tem apresentado um crescimento significativo na demanda por compras de supermercado on-line, especialmente em Pernambuco. Por isso, e por Recife e a região metropolitana terem uma importância estratégica dentro do negócio do Extra e do Pão de Açúcar, optamos por essa localidade para iniciar a nossa ampliação da capacidade operacional do e-commerce no Nordeste", afirmou Rodrigo Pimentel.

COMPRAS

As vendas online representam 5,6% das vendas alimentares do Extra e do Pão de Açúcar, sendo que neste último o share chega a 15,3% das compras. Para manter a liderança da varejista no segmento de e-commerce alimentar, o grupo controlador das duas redes investiu em adaptações. Hoje, são 300 lojas em todo o Brasil com estrutura para atendimento da demanda on-line, com a separação dos itens dos pedidos sendo feita diretamente nessas unidades, Ainda, foram contratadas mais 1 mil colaboradores exclusivos para o e-commerce e a empresa passou de uma para seis centrais de distribuição exclusivas para a operação de vendas on-line no país nesse período.

O grupo informou ainda que no Extra e no Pão de Açúcar, a cesta de compras do cliente do e-commerce alimentar é seis vezes maior do que a da loja física e o ticket médio é cinco vezes mais alto. A maior parte dos itens adquiridos nas compras on-line é de produtos de limpeza, bebidas e mercearia. É possível identificar uma crescente demanda por perecíveis (como itens de açougue e peixaria) e também por frutas, legumes e verduras, itens que, tradicionalmente, os clientes preferem comprar pessoalmente nas lojas.

 

Comentários

Últimas notícias