TECNOLOGIA

Jeep firma parceria com UPE para formar especialistas em Ciências de Dados na fábrica de Goiana

O Programa de Residência Tecnológica em Ciências de Dados vai formar profissionais especializados e gerar conhecimento tecnológico para o setor automotivo  

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 04/09/2020 às 17:14 | Atualizado em 04/09/2020 às 17:18
Aloisio Moreira/ Divulgação/SEI  
REAÇÃO "Ideologia na saúde prejudica a população", disse Paulo Câmara - FOTO: Aloisio Moreira/ Divulgação/SEI  

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) vai aproximar a universidade do dia a dia de uma fábrica focada no regime de produção 4.0. A FCA  firmou nesta sexta- feira (04) uma parceria com a Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), através da Fundação de Amparo à Pesquisa de Pernambuco (Facepe) para a realização de um Programa de Residência Tecnológica em Ciência de Dados para o Setor Automotivo. O projeto visa ampliar o conhecimento e aplicações práticas da análise de dados tanto para a Jeep quanto para o ecossistema do qual faz parte, visando o desenvolvimento do know-how específico da indústria automotiva. A seleção dos oitos alunos da UPE que deverão integrar o programa será feita pela universidade nos próximos meses de setembro e outubro e as aulas começam em dezembro, com duração de oito meses. Além dos alunos da UPE, quatro funcionários da planta de Goiana irão integrar o programa. 

“Essa residência integra a academia com a empresa, para trazer soluções inovadoras para os desafios da produção utilizando os recursos da análise de dados. Além de ser uma oportunidade  de desenvolvimento para o alunos. A inovação está no DNA da FCA e esse modelo de inovação colaborativa nos ajuda a acelerar nossos processos", destacou Juliana Coelho, gestora do Polo Automotivo Jeep.

Durante a cerimônia de assinatura do programa, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, lembrou a parceria entre o estado e a Jeep, desde a inauguração do Polo Automotivo, há cinco anos, e destacou que “essa é uma nova etapa na qual a parceria entre a Universidade de Pernambuco e a Jeep está com o olhar voltado para formar pessoas com foco em pesquisa, inovação e sustentabilidade de uma indústria que hoje faz parte do desenvolvimento de Pernambuco.”

ESPECIALIZAÇÃO

O programa de residência é fruto de uma proposta apresentada pela FCA e aprovada por meio do edital pela Fundação de Amparo a Ciência e a Tecnologia em Pernambuco (Facepe). A residência tecnológica em ciência e análise de dados foi formatada pela UPE para atender demandas específicas da planta Jeep. “Estamos dando continuidade a parceria com a Jeep e consolidando cada vez mais a qualificação de profissionais dentro do ecossistema de Pernambuco”, comemora Pedro Falcão, reitor da UPE.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação destaca o trabalho conjunto das instituições para o fortalecimento do setor. “A importante e inédita iniciativa vai permitir a criação de um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções inovadoras em Pernambuco. O Instituto de Inovação Tecnológica da UPE, localizado no Parqtel, vai disponibilizar uma estrutura de qualidade para os residentes, com todo o suporte necessário para que essa parceria garanta maior competitividade para a empresa” afirmou.

Serão formados oito residentes e quatro colaboradores da FCA. esses últimos serão, ao mesmo tempo, alunos do curso e mentores dos residentes. O programa vai mesclar atividades acadêmicas gerenciadas pela UPE e atividades práticas desenvolvidas dentro da fábrica da Jeep, com desafios reais da manufatura. “Mobilizar parceiros em um processo de cocriação para o desenvolvimento de soluções nos traz agilidade e vantagens competitivas em um mercado em transformação acelerada”, conclui Juliana.

As aulas teóricas serão ministradas de forma virtual. Para as atividades presenciais, além da planta Jeep, o grupo vai contar também com a estrutura do Instituto de Inovação Tecnológica da UPE, localizado no Parqtel. As inscrições para a seleção dos residentes estão abertas até o dia 16 de outubro. A aula inaugural está prevista para o início de dezembro. Todos receberão certificado de Especialista em Ciências de Dados (lato sensu) pela Universidade de Pernambuco.


 

Comentários

Últimas notícias