Com a pandemia da Covid-19, muitas empresas precisaram buscar novas alternativas para se manterem ativas no mercado. Algumas delas encontraram como saída a implantação ou reforço do e-commerce. Essa mudança foi refletida diretamente na abertura de vagas de trabalho no segmento, que apresentou crescimento de até 162% entre os meses de março a agosto, em comparação com o mesmo período de 2019.
Os dados são apontados por um levantamento realizado pela Catho. O estudo também indica que as maiores altas foram referentes aos cargos de vendedor, atendente, gerente e supervisor de e-commerce.
"O crescimento expressivo na área de comércio eletrônico comprova que as empresas, de todos os portes e nichos, estão apostando na transformação digital e se adaptando à nova realidade de pouco contato físico com os clientes para evitar a propagação do vírus. Atualmente, oferecer serviços on-line pode ser a garantia de continuidade de negócios", explica a diretora de Operações da Catho, Regina Botter.
Além das vagas abertas para e-commerce, a pesquisa também observou que profissões ligadas à área da saúde continuam no topo do ranking dos cargos de maior abertura de vagas durante a pandemia da Covid-19. Profissionais como fisioterapeuta respiratório (924%) e hospitalar (900%) estão na liderança desde março. Outro dado observado na pesquisa é o aumento pela procura de consultores educacionais (207%), a alta pode ser explicada pela preparação das escolas para a reabertura após meses sem aulas presenciais.
Confira o ranking completo:
Fisioterapeuta respiratório - 924%
Fisioterapeuta hospitalar - 900%
Médico Intensivista - 450%
Enfermeiro de UTI - 319%
Auxiliar de enfermagem - 300%
Técnico de enfermagem - 232%
Vendedor de e-commerce - 162%
Atendente de e-commerce - 161%
Operador de call center - 148%
Gerente de e-commerce - 76%
Supervisor de e-commerce - 67%
Comentários