Economia

Guedes diz estar frustrado por ainda não ter vendido estatais

Para o ministro, o Estado não está conseguindo atender a sociedade em suas demandas por segurança pública, saúde e saneamento

Agência Brasil
Cadastrado por
Agência Brasil
Publicado em 10/11/2020 às 15:34 | Atualizado em 10/11/2020 às 15:34
ABR
O ministro Paulo Guedes tentou liberar 35% os saldos do FGTS para injetar dinheiro na economia - FOTO: ABR

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (10) que está bastante frustrado por ainda não ter feito privatizações. Ele participou da abertura do evento Boas práticas e desafios para a implementação da política de desestatização do Governo Federal, na Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília.

"Estou bastante frustrado com o fato de a gente estar aqui há dois anos e não ter conseguido vender uma estatal. Até por isso um dos nossos secretários foi embora. Entrou outro com muita determinação e mais juventude. Quem sabe ele aguenta o tranco e vai conseguir entregar mais. Isso é lamentável", disse, referindo a Salim Mattar que deixou a Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercado em agosto e deu lugar a Diogo Mac Cord de Faria.

>> "Havendo a mudança nos Estados Unidos eventualmente, não afeta a nossa dinâmica de crescimento", avalia Guedes sobre iminente vitória de Biden

>> Guedes diz que pandemia da covid-19 está 'cedendo' e economia, voltando

>> Guedes diz esperar apoio da Câmara para tornar Banco Central autônomo

Guedes disse que a estrutura atual do Estado foi moldada na época do regime militar, com investimentos em infraestrutura, e agora é preciso remodelar o país para uma "ordem democrática, com ação descentralizada". 

"A estrutura do estado foi montada durante um regime politicamente fechado, o regime militar, que desenhou um plano de aprofundamento da infraestrutura. Foi um legado que o regime militar deixou", disse.

Para o ministro, o Estado não está conseguindo atender a sociedade em suas demandas por segurança pública, saúde e saneamento. "As empresas estatais, ao longo do tempo, alguns avançaram e outras se perderam. Temos o caso típico de água e saneamento, que agora nós fizemos o marco regulatório, que é um avanço, vai trazer muito recursos para a área", disse.

Guedes acrescentou que "não é razoável" que o Brasil tenha 100 milhões de pessoas sem esgoto e 35 milhões sem água corrente em casa. "Enquanto isso, as tarifas de água e esgoto subiram, os salários do funcionalismo nessas empresas subiu também. A única coisa que caiu foram os investimentos em água e esgoto", argumentou.

"Evidentemente quando há uma situação dessas de esgotamento, tem que ir rapidamente em outra direção e nós não temos essa velocidade e isso inclui o nosso governo", disse.

Entretanto, o ministro disse que esse processo de mudança na estrutura do Estado é irreversível. "Uma sociedade aberta não quer um Estado com a estrutura atual. O Estado está aparelhado, não está eficiente, não consegue fazer as metas universais de fraternidade pela ineficiência e politização dessas ferramentas", disse.

Guedes afirmou ainda que acordos políticos têm impedido as privatizações. "Tem acordo político na Câmara, no Senado, que não deixa privatizar. Precisamos recompor o nosso eixo político para conseguir fazer as privatizações prometidas durante a campanha [da eleição para presidente]", disse.

Últimas notícias