PROGRAMA

Saiba como ampliar o prazo para começar a pagar o empréstimo da sua pequena empresa sem gastar mais com isso

A ampliação está autorizada desde março no âmbito do Pronampe. No entanto, não é feita automaticamente

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 26/04/2021 às 13:55 | Atualizado em 26/04/2021 às 14:07
Notícia
X

Os empreendedores que recorreram ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) em 2020 podem negociar com as suas instituições financeiras a prorrogação do prazo de carência de oito para 11 meses.

A ampliação não é automática e, apesar de apenas a Caixa Econômica Federal ter anunciado publicamente a prorrogação do prazo de carência, o analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Weniston Abreu recomenda que os empreendedores interessados procurem as instituições financeiras com quem têm relacionamento.

“Os bancos estão abertos à negociação e analisam caso a caso. Se o cliente solicitar, pode ser que seu pedido seja aceito. Dificilmente um banco irá recusar esse pleito”, afirma o analista.

Weniston destaca que mesmo com essa abertura dos bancos para a ampliação do prazo de carência, os empreendedores que recorreram ao Pronampe devem avaliar bem a necessidade de pedir o adiamento e calcular os impactos futuros. Segundo ele, se a carência for ampliada e o prazo de pagamento não, os bancos irão recalcular o valor das parcelas, que consequentemente subirá.

“O empreendedor tem que avaliar se vai haver mudança no valor da parcela e entender o impacto. É importante esse cuidado, pois precisará ter um caixa para pagar. Prorrogar é bom, permite mais fôlego, mas é preciso tomar uma decisão planejada”, pontua.

Para os empreendedores interessados em ampliar o prazo de carência e que estão em dúvida se precisam mesmo pedir essa ampliação, o próprio banco poderá dar uma orientação ao aplicar um questionário que ajudará a medir a necessidade da decisão. Muitas instituições financeiras também oferecem a possibilidade de pedir a ampliação e fazer uma avaliação da necessidade por meio dos seus canais digitais de relacionamento com os clientes.

A ampliação está autorizada desde março, quando houve uma decisão da Assembleia de Cotistas do Fundo de Garantia de Operações (FGO), que é o programa de garantia destinado às instituições financeiras que operam com crédito no âmbito do Pronampe.

Pronampe

O programa foi criado em maio de 2020 pelo Governo Federal para facilitar o acesso a crédito de micro e pequenas empresas e, ao mesmo tempo, manter empregos durante a pandemia da Covid-19. De acordo com o Ministério da Economia, desde então, o Pronampe disponibilizou mais de R$ 37 bilhões em financiamentos para quase 520 mil pequenos negócios.

Tags

Autor