PESQUISA

Confiança do empresário industrial de Pernambuco permanece estável no mês de abril

Índice se mantém positivo com melhora gradual, mas ainda em alerta, segundo a Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe)

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 28/04/2021 às 18:51
Notícia
X

Mesmo apresentando um leve crescimento de 0,8 ponto, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de Pernambuco se manteve estável no mês de abril. Isso significa dizer que o cenário ainda é visto com cautela pelos empresários locais, temor que se justifica pela queda brusca registrada entre fevereiro e março de 2021, em razão da imposição de medidas mais restritivas. Assim, em abril, o ICEI ficou positivo com 53,4 pontos, mas ainda está distante dos patamares alcançados antes da pandemia.

DADOS

Com base nos dados levantados pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), o economista Cézar Andrade explica que o resultado final foi influenciado pelo comportamento do índice de condições atuais, que avalia as percepções em relação às condições atuais. “Embora tenha apresentado leve melhora, com elevação de 0,7 ponto, o indicador final ainda está negativo, com 46,2 pontos (abaixo dos 50 pontos), e foi o responsável por segurar o resultado final na média, já que os industriais ainda sofrem com os efeitos da pandemia”, explicou Andrade.

Por outro lado, em comparação com o mesmo mês do ano passado, o quadro está melhor, pois o índice registrou 10,4 pontos a mais. Pode-se dizer que a conjuntura daquela época foi uma das mais complicadas já registradas pela pesquisa desde o início da série histórica. O mesmo raciocínio vale para o ICEI de abril de 2020, que, naquele período, chegou a marcar 36,7 pontos – o quarto mês mais baixo desde que começou a ser calculado.

Além das condições atuais, a Fiepe montou o resultado final do ICEI, considerando também o índice de expectativas com relação aos próximos meses. Neste indicador, os empresários estão mais otimistas e esperam que medidas mais enérgicas para conter o avanço da doença, como a vacinação em massa, sejam decisivas para mudar a realidade atual.

METODOLOGIA

O ICEI é elaborado mensalmente pela Fiepe por meio do Núcleo de Economia, utilizando os resultados da Sondagem Industrial da CNI, que é aplicada junto a 26 estados da federação e o Distrito Federal. O indicador é obtido a partir da ponderação entre os resultados das condições atuais e das expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, à empresa e ao Estado.

Tags

Autor