Cerca de 390 mil pessoas têm dinheiro de 2020 a receber da Receita Federal; saiba o que fazer
Pendências em contas bancários deixaram saldo disponível para resgate ou reagendamento
Cerca de 390 mil contribuintes têm saldo a receber de restituição do Imposto de Renda declarado em 2020. De acordo com a Receita Federal, essas pessoas não receberam em razão de pendências em suas contas bancárias e têm o saldo disponível para resgate ou reagendamento junto ao Banco do Brasil. O resgate fica disponível por até um ano, e é importante você consultar sua situação para garantir o pagamento, se for o caso.
- Calendário de restituição do Imposto de Renda 2021 muda com novo prazo da declaração?
- Receita libera nova versão do programa da declaração do Imposto de Renda 2021
- Cerca de 12 milhões de pessoas ainda não enviaram declaração do Imposto de Renda
- Receita Federal paga maior lote de restituição do Imposto de Renda já visto; saiba se você é contemplado
- Restituição do imposto de renda: como usar da melhor forma?
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, todos os anos, caso o contribuinte tenha direito à restituição.
No ano passado, as restituições passaram a ser?pagas?em cinco lotes, com pagamento do primeiro lote em maio. O pagamento corresponde à uma devolução feita pelo fisco no caso de pagamento a mais de imposto.
Se por algum motivo o crédito não for realizado (se, por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse situação, conforme a Receita, estão cerca de 390 mil brasileiros que declaram o Imposto de Renda em 2020, informaram uma conta-corrente bancária ou poupança para receber a restituição, mas não tiveram os valores transferidos para as respectivas contas.
O valor da restituição do IRPF é atualizado pela taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Uma vez encaminhado ao banco, o valor da restituição não sofre atualizações, independentemente da data em que o contribuinte receba a restituição.
Como consultar e receber
O contribuinte que consultar a situação de sua restituição no site da RFB, e verificar, dentro do prazo de um ano da disponibilização da restituição na rede bancária, alguma divergência relacionada ao banco, agência ou conta informada para o pagamento de restituição deverá informar novos dados bancários no site do Banco do Brasil.
Há também a opção do contribuinte entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) ou corrigir as informações e solicitar novo agendamento do crédito pessoalmente em qualquer agência do Banco do Brasil.
Decorrido o prazo de um ano para resgate na rede bancária, a restituição é devolvida para a Receita e poderá ser requerida por meio do formulário eletrônico “Pedido de Pagamento de Restituição” na página de consulta à restituição ou no e-cac da Receita, no serviço Restituição e Compensação, item Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF, opção Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF).
formulário eletrônico, o pedido poderá ser apresentado por meio do Pedido de Restituição ou de Ressarcimento.
O pedido de pagamento de restituição poderá ser formalizado no prazo de cinco anos, contado da data de disponibilização, pelo banco, do imposto a restituir.
Restituição 2021
Este ano, o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda será pago no dia 31 de maio. Esse será o maior lote já pago pela Receita, totalizando 3.446.038?contribuintes?e valor de?R$ 6 bilhões.?A consulta estará aberta a partir desta segunda-feira (24), às 10h.