PROTESTO

Bancários deflagram greve em Pernambuco por vacina contra covid-19 e paralisam atividades nesta sexta (18)

Apenas 30% das 501 agências do Estado estarão abertas e só para o funcionamento de serviços prioritários, como prova de vida. Paralisação foi aprovada por 95% da classe

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 17/06/2021 às 12:20 | Atualizado em 17/06/2021 às 14:28
Notícia
X

Os bancários de Pernambuco farão greve com 24h de duração, a começar da 0h desta sexta-feira (18), em cobrança ao Governo do Estado pela inclusão da categoria como grupo prioritário da vacinação contra a covid-19. Dessa forma, apenas 30% das 501 agências do Estado estarão abertas e só para o funcionamento de serviços prioritários, como prova de vida. A paralisação foi aprovada por 95% dos votos durante assembleia da classe no início da semana.

O Sindicato dos Bancários divulgou que haverá uma mobilização nas redes sociais com uso da #GrevePelaVida às 11h, e a realização da "Marcha dos Bancários de Pernambuco pela Vacinação", às 16h. A passeata sairá da Agência Caixa no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, rumo ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado.

A presidente do sindicato, Suzi Rodrigues, argumenta que a classe foi considerada como serviço essencial durante a pandemia, e que sofre exposição diária ao vírus durante o trabalho. "Tem dias que 200 pessoas circulam dentro da Caixa. Significa que um caixa pode atender 100 pessoas por dia. [...] Amanhã vamos estar conversando com bancários e com clientes para que eles também nos apoiem nessa luta. É uma forma de pressionar o governo Paulo Câmara para que ele finalmente inclua a categoria como prioritária."

Segundo o sindicato em Pernambuco, cinco bancários morreram por complicações do novo coronavírus no Estado só em maio. "A gente quer uma greve e um movimento pela vida de bancários, dos clientes que atendemos e dos nossos familiares. A situação é séria. Bancários e seus familiares estão morrendo. Queremos vacinas para os bancários e para todos", pede Suzi.

Dados do Sindicato dos Bancários dão conta de que, em Pernambuco, a categoria é composta por cerca de 11 mil trabalhadores, com concentração de mais de 6 mil bancários no Recife, e 60% desse total ainda não foi contemplado pela vacinação por faixa etária, por terem menos de 40 anos.

Esclarecimento

Por nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que "a campanha vai continuar avançando a partir do envio de mais doses pelo Ministério da Saúde", mas que "já está autorizada, em Pernambuco, a vacinação contra a Covid-19 de todos os grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Operacionalização (PNO), montado pelo Ministério da Saúde (MS), responsável pela aquisição e distribuição do insumo aos Estados. Os municípios, inclusive, têm avançado nas suas estratégias de imunização com o intuito de vacinar toda a população prioritária."

A pasta argumentou também que, pelo avanço na proteção da população em geral por faixa etária, "estão sendo contempladas as mais diversas categorias profissionais". "Importante lembrar que esse avanço no público em geral leva em consideração orientação do próprio Ministério da Saúde, além de pactuação do Estado com os municípios na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), levando em consideração dados epidemiológicos de adoecimento e internação", completou.

 

Tags

Autor