ENERGIA

Inaugurada a primeira usina solar fotovoltaica da Solatio em São José do Belmonte, Sertão pernambucano

Realizado na manhã desta sexta-feira (09), o evento contou com a participação dos ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do Turismo, Gilson Machado Neto

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 09/07/2021 às 14:33 | Atualizado em 09/07/2021 às 16:02
Notícia
X

Os ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o do Turismo, Gilson Machado Neto, participaram na manhã desta sexta-feira (09) da inauguração da primeira etapa de três usinas solares fotovoltaicas que têm sua sede na cidade de São José do Belmonte, a 473 km do Recife. A usina inaugurada foi a de Brígida que está em operação desde abril do ano passado. O empreendimento prevê um investimento de R$ 3 bilhões, quando a última etapa entrar em operação, o que deve ocorrer em 2022.

>> Usina solar vai começar a ser construída até junho deste ano em Flores, no Sertão de Pernambuco

O empreendimento é composto por três usinas solares fotovoltaicas que totalizam uma capacidade instalada de 810 megawatts (MW). Já em funcionamento, a Usina Brígida possui uma capacidade instalada de 80 MW. A segunda chama-se Bom Nome tem uma capacidade instalada de 130 MW e deve entrar em operação em abril de 2022. Estas usinas usam a radiação solar para fabricarem energia. 

A terceira usina chama-se Belmonte e terá uma capacidade instalada para gerar 600 MW e, segundo a empresa, vai começar a funcionar no terceiro trimestre de 2022. O empreendimento foi implantado pela empresa Solatio. Ainda de acordo com informações que o MME publicou nas redes sociais, o complexo de energia solar é um dos maiores da América Latina. 

Na solenidade, o ministro Bento Albuquerque afirmou que o Nordeste tem "todas as condições para continuar neste período de prosperidade que estamos vivendo em termos de geração de emprego" na área de energia. Ele afirmou que somente em Pernambuco, neste momento, estão sendo construídos 818 km de linhas de transmissão, 80 empresas de geração de energia, que vão demandar um investimento da ordem de R$ 12,5 bilhões nos próximos anos. Também durante o evento, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, disse que "o melhor lugar do mundo para energia fotovoltaica" é o sertão nordestino.

O governador Paulo Câmara não compareceu ao evento e foi representado pelo presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD-Diper), Roberto Abreu e Lima. "Estamos acompanhando a implantação de vários projetos de geração que são muito importantes para o Estado", comentou Roberto.  

Tags

Autor