RETOMADA

Movimentação de passageiros do Aeroporto do Recife cresceu 11% em junho; confira os destinos que foram retomados

O terminal contabilizou 536.636 pessoas chegando e saindo pela principal porta de entrada do Estado no mês de junho

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 21/07/2021 às 11:59 | Atualizado em 21/07/2021 às 11:59
Notícia
X

Movimentação de passageiros no Aeroporto dos Guararapes cresceu 11% em junho, segundo a secretaria estadual de Turismo com base nos dados da Aena Brasil, que administra o Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre. No mês de junho, o terminal contabilizou 536.636 pessoas chegando e saindo pela principal porta de entrada do Estado. O montante é maior em 11% que o verificado em maio, de acordo com análise do Setor de Pesquisas da Empetur. O terminal já registra quase 85% do total de pessoas chegando e saindo no período antes da pandemia do coronavírus. 

 >> Gol inicia operação com Boeing 737 Max 8 entre Congonhas e Recife

Confira os voos que voltaram a ser oferecidos, neste mês de julho, no Aeroporto do Recife, que tem autorização da Anac para operar ligações diretas a 34 destinos, sendo 33 nacionais e um internacional. Os voos partirão para as cidades de Aracaju, Aracati, Belém, Brasília, Campina Grande, Caruaru, Confins, Cuiabá, Fernando de Noronha, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Juazeiro do Norte, Maceió, Manaus, Mossoró, Natal, Palmas, Petrolina, Porto Alegre, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Salvador, São Luís, São Paulo - que inclui os seguintes destinos: Campinas, Congonhas, Guarulhos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto -; Serra Talhada, Teresina, Uberlândia e Vitória. Fora do Brasil, a operação é para Lisboa.

“Esta fase de retomada apresenta números bastante animadores. Os dados comparados pelo setor de Pesquisa da Empetur mostram que Pernambuco caminha cada vez mais rapidamente para a recuperação total do seu turismo. Com segurança, respeitando os protocolos sanitários, conseguimos dar continuidade ao nosso trabalho de revelar Pernambuco para o mundo e atrair turistas. Agora em julho, nossa malha aérea já atende 34 destinos. Em 2019, no pico da malha, por causa das férias, eram 44, incluindo os destinos internacionais, que ainda estão parados, com exceção de Portugal. Em breve, teremos a ITA também operando no Recife”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

O levantamento da Empetur comparou ainda o resultado da movimentação de junho de 2021 com o mesmo período em 2019, um ano regular da atividade turística. O Aeroporto dos Guararapes já alcança 85% da movimentação daquele ano, que resultou em 644.095 visitantes chegando e partindo. “Estes dados nos animam a seguir o trabalho de resgate da nossa malha aérea. Temos reuniões semanais com a Aena e com companhias aéreas para que cada vez mais voos sejam disponibilizados”, salienta o presidente da Empetur, Antônio Neves Baptista.

A crise sanitária provocada pelo coronavírus fez cair drasticamente a quantidade de voos e de passageiros, principalmente no ano passado. No período de janeiro a maio, o terminal da capital pernambucana foi responsável ainda pelo voo de maior ocupação do País. A rota Recife-Guarulhos contou com 537.318 passageiros no período.

 

Tags

Autor