NOVO MUNDO

Azul anuncia uma parceria com uma empresa que fabrica jatos parecidos com 'carros voadores'

A Azul anunciou uma parceria para operar jatos elétricos parecidos com os automóveis voadores das obras de ficção

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 02/08/2021 às 18:15 | Atualizado em 02/08/2021 às 20:11
Notícia
X

 A companhia aérea Azul anunciou uma parceria com a empresa alemã Lilium para revolucionar o mercado de aviação no Brasil nos próximos anos. Ela vai utilizar aeronaves VTOL no Brasil a partir de 2025. A embarcação poderá levar até seis pessoas mais o piloto. Não há necessidade de pista para aterrissar, porque a aeronave decola e aterrissa verticalmente. Uma parte do setor chama de 'carro voador'.

A intenção da empresa é ampliar significativamente sua conectividade no país, ligando pontos comerciais e turísticos, criando um novo mercado por meio de uma malha ainda mais exclusiva de voos com este tipo de aeronave, conectando grandes centros econômicos, regiões metropolitanas, cidades turísticas, condomínios residenciais e aeroportos. A aeronave terá uma autonomia de mais de 200 quilômetros.

A aeronave é um modelo de avião 100% elétrico, com zero emissão de carbono. Essa parceria pode ter um valor total de até US$ 1 bilhão (que correspondem a mais de R$ 5 bilhões) e inclui uma frota de até 220 aeronaves eVTOL da Lilium. "Somos hoje a maior companhia aérea doméstica em termos de cidades atendidas e voos diários. Nossa presença de marca, nossa malha com exclusiva conectividade e nosso programa de fidelidade nos permitem criar demanda para introduzirmos essa nova operação com os jatos eVTOL da Lilium no Brasil. Como fizemos no mercado doméstico brasileiro desde a nossa fundação, estamos ansiosos para, novamente, criar um mercado totalmente inovador nos próximos anos", diz John Rodgerson, presidente da Azul.

E complementa: "O Brasil é um dos maiores mercados do mundo para helicópteros e acreditamos que esse projeto possa revolucionar esse segmento e a mobilidade no Brasil nos próximos anos".

A Azul não informou quais serão os trechos que usarão o "carro voador" que será usado em algumas rotas, mas há a possibilidade de ligar, por exemplo, a cidade do Rio de Janeiro a Angra dos Reis, que é um grande destino turístico dos cariocas, entre outros. Para entrar em operação, o novo serviço tem que ser aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).  

Uma das principais companhias aéreas brasileiras, a Azul opera no Aeroporto Internacional do Recife. A companhia tem aproximadamente 700 voos diários para mais de 110 destinos, que incluem rotas internacionais. Com uma frota operacional de aproximadamente 160 aeronaves e mais de 12.000 funcionários, a Companhia possui mais de 200 rotas.

Tags

Autor