Após nova flexibilização, veja como ficam as medidas restritivas em Pernambuco a partir desta segunda-feira (9)
Apesar das mudanças, em locais como escolas, salões de beleza e igrejas, por exemplo, ainda é necessário manter o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas, para evitar a propagação do coronavírus
Conteúdo atualizado em 9/08/2021
Depois de o Governo de Pernambuco ter anunciado, na última semana, mais uma flexibilização do Plano de Convivência Estadual com a Covid-19, a partir desta segunda-feira (9) todas as atividades econômicas vão estar liberadas para funcionamento até a meia-noite, durante todos os dias da semana. Apesar das mudanças, em locais como escolas, salões de beleza e igrejas, por exemplo, ainda é necessário manter o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas, para evitar a propagação do coronavírus.
Confira abaixo detalhes sobre o funcionamento de cada estabelecimento, conforme informações divulgadas pelo Executivo estadual:
Serviços de alimentação (bares, restaurantes e lanchonetes) - Vão poder avançar para 70% da capacidade do local. Vão funcionar, das 5h à meia-noite, em todo o Estado, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Vai poder ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. Além disso, mesas com até dez pessoas. Os espaços permanecem com distanciamento de 1 metro e meio entre as mesas.
Academias e similares - Vão poder funcionar em todo o Estado, das 5h à meia-noite, durante a semana, nos finais de semana e feriados. Com a permanência da capacidade de 50% nos aparelhos de cardio. A atividade teve distanciamento diminuído para 1 metro.
>> Olinda reduz a idade para vacinação contra covid-19 novamente. Veja as idades
>> Taxas de ocupação das UTIs estão estáveis em Pernambuco
>> Confira ponto a ponto o que muda com nova flexibilização anunciada pelo Governo de Pernambuco
>> Pernambuco ultrapassa as 19 mil mortes pela covid-19
Feiras de negócios - Vão poder funcionar em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um cliente/visitante a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação. A atividade teve distanciamento diminuído para 1 metro.
Shopping centers e galerias comerciais - Vão poder funcionar em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um cliente a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação.
Eventos corporativos - Vão poder ser realizados em todo o Estado até à meia-noite. Já a capacidade subirá para 300 pessoas ou 70% do local, o que for menor. Ex: Assembleias, capacitações, cursos, conferências, congressos, convenções, encontros, entrevistas, fóruns, painéis, palestras, reuniões, simpósios, seminários, solenidades, treinamentos, webinar e workshops. A atividade teve distanciamento diminuído para 1 metro.
Eventos sociais/Buffet - Vão poder funcionar em todo o Estado, das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade avança para 50% do local, mas mantendo 100 pessoas, o que for menor. Vai poder ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. Ex: Aniversários, batizados, bodas, casamentos, festas infantis, formaturas e noivados.
Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico - Vão poder funcionar em todo o Estado, das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade permanece de 300 pessoas, mas avança para 70% do local, o que for menor. Vai poder ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. Alimentos e bebidas também são permitidos. A atividade teve distanciamento diminuído para 1 metro.
Cinema, teatro e circo - Vão poder funcionar em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade permanece de 300 pessoas, mas avança para 70% do local, o que for menor. A atividade teve distanciamento diminuído para 1 metro.
Museus e demais equipamentos culturais - Vão poder funcionar em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositiva internas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas expositivas externas.
Clubes sociais - Vão poder funcionar em todo o Estado, das 5h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Vai poder ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança. Também continua proibido o funcionamento das saunas.
Atividades esportivas coletivas e individuais - Vão poder funcionar em todo o Estado, até à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Também vai poder ser permitida a presença de torcida até 100 pessoas em competições esportivas ou 50% da capacidade, o que for menor, com exceção do futebol profissional nos estádios. Além disso, poderá ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança. Continua vedada a realização de shows, inclusive em quadras, campos e academias.
Igrejas e templos religiosos - Avançam para 70% da capacidade, mantendo 300 pessoas, o que for menor. A atividade teve distanciamento diminuído para 1 metro.
Escritórios comerciais - Avançam para 70% de ocupação. A atividade teve distanciamento diminuído para 1 metro.
A covid-19 em Pernambuco
Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Pernambuco alcançou, no último sábado (7), a marca de 19.005 mil vidas perdidas para a covid-19. As últimas mortes registradas pela pasta ocorreram entre 4 de julho de 2020 e a última sexta-feira (6).
Apesar dos números, a média móvel de mortes pela enfermidade está em queda No Estado há cinco dias. Segundo especialistas, o indicativo é o ideal para aferir o avanço da pandemia em determinado local. Ele computa a média dos últimos sete dias e compara com 14 dias atrás. Variações acima de 15%, seja para mais ou para menos, indicam tendência de alta ou queda, respectivamente. Abaixo desse percentual, indica estabilidade.
Sendo assim, Pernambuco registra média móvel de óbitos de 32 neste sábado, uma queda de 24% na comparação com duas semanas atrás.