Confira ponto a ponto o que muda com nova flexibilização anunciada pelo Governo de Pernambuco
As novas medidas começam a vigorar a partir da próxima segunda-feira (9)
Com o avanço da vacinação e a queda nos números da pandemia da covid-19, Pernambuco anunciou nessa quinta-feira (5) um novo pacote de flexibilizações. As novas medidas começam a vigorar a partir da próxima segunda-feira (9) em todas as regiões do Estado.
- Saiba como vai funcionar o programa Emprego Pernambuco
- Pernambuco registra menor patamar de casos graves de covid-19 desde março de 2020
- Pernambuco anuncia flexibilizações no plano de convivência com a covid-19. Veja detalhes
- "Fizemos todas as tratativas para a aquisição de 4 milhões de doses para o nosso Estado", diz Paulo Câmara sobre a suspensão da compra da Sputnik
O Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19 indica que todas as atividades estarão liberadas até meia-noite, qualquer dia da semana. Além disto, a distância obrigatória entre as pessoas foi reduzida para 1 metro nos estabelecimentos.
O distanciamento deve ser mantido nas seguintes atividades: salão beleza, clínicas, colação de grau/aula saudade/culto ecumênico, eventos corporativos, escolas, construção civil, academias, escritórios comerciais, centros comerciais, feiras de negócios, igrejas e parques temáticos. Alguns setores poderão ainda ampliar a capacidade de público.
Confira como ficam as mudanças em cada setor
-
Serviços de alimentação (bares, restaurantes e lanchonetes)
Vão poder avançar para 70% da capacidade do local. O funcionamento será das 5h à meia-noite, em todo o Estado, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Será permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanência das pessoas em pé. Além disso, mesas devem ter até dez pessoas.
-
Academias e similares
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 5h à meia-noite, durante a semana, nos finais de semana e feriados, com a permanência da capacidade de 50% nos aparelhos de cardio.
-
Feiras de negócios
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continua permitido um cliente/visitante a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação.
-
Shopping centers e galerias comerciais
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continua permitido um cliente a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação.
-
Eventos corporativos
Vão poder ser realizados em todo o Estado até meia-noite. Já a capacidade subirá para 300 pessoas ou 70% do local, o que for menor.
Ex: Assembleias, capacitações, cursos, conferências, congressos, convenções, encontros, entrevistas, fóruns, painéis, palestras, reuniões, simpósios, seminários, solenidades, treinamentos, webinar e workshops.
-
Eventos sociais/Buffet
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade avança para 50% do local, mas mantendo 100 pessoas, o que for menor. Será permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé.
Ex: Aniversários, batizados, bodas, casamentos, festas infantis, formaturas e noivados.
-
Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade permanece de 300 pessoas, mas avança para 70% do local, o que for menor. Pode ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. Alimentos e bebidas também são permitidos.
-
Cinema, teatro e circo
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade permanece de 300 pessoas, mas avança para 70% do local, o que for menor.
-
Museus e demais equipamentos culturais
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continua permitido um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositiva internas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas expositivas externas.
-
Clubes sociais
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 5h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Será permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança. Também continua proibido o funcionamento das saunas.
-
Atividades esportivas coletivas e individuais
Vão poder funcionar em todo o Estado, até a meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Também vai poder ser permitida a presença de torcida até 100 pessoas em competições esportivas ou 50% da capacidade, o que for menor, com exceção do futebol profissional nos estádios. Além disso, poderá ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança. Continua vedada a realização de shows, inclusive em quadras, campos e academias.
-
Igrejas e templos religiosos
Avançam para 70% da capacidade, mantendo 300 pessoas, o que for menor.
-
Escritórios comerciais
Avançam para 70% de ocupação, mantendo 300 pessoas, o que for menor.