CAPACITAÇÃO

Senac e Sebrae PE oferecem 250 vagas em consultorias gratuitas para microempreendedores. Veja como aproveitar

Programa Adapta comércio lança nova fase com foco no interior de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 11/08/2021 às 14:35
Notícia
X

Acompanhando os efeitos das crises sanitária e econômica provocadas pela pandemia e com o objetivo de fortalecer os pequenos negócios pernambucanos neste momento de retomada, a Faculdade Senac, e o Sebrae em Pernambuco lançam nova fase do programa Adapta Comércio. A iniciativa levará consultorias gratuitas e personalizadas para auxiliar na gestão e inovação dos negócios. Nesse novo momento, serão 250 vagas.

O programa é direcionado a microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte. Podem participar empreendimentos do interior do estado de Pernambuco dos setores de comércio, serviços e turismo. Para participar, os empreendedores interessados devem preencher o cadastro no formulário disponível neste link aqui. Os gestores do Sebrae entrarão em contato para a confirmação da inscrição, dando início ao programa.

ETAPAS

O trabalho será realizado em quatro fases: Diagnóstico, Elaboração do Plano de Ação, Implantação e Monitoramento, totalizando 12 horas. As consultorias acontecerão de forma remota e serão formadas por um time multidisciplinar de consultores e docentes da Faculdade Senac Pernambuco. A metodologia aplicada consiste em quizzes, reuniões, aplicação de vídeos e fluxogramas e checklists para as ações.

Entre os objetivos, estão apoiar o desenvolvimento e continuação das atividades, ajustar práticas na busca por eficiência, estabelecer uma gestão mais competitiva e sugerir melhorias em atendimento, pessoas, logística, finanças, marketing e adaptações ao digital. “O nosso maior objetivo é estar junto dos pequenos negócios de Pernambuco e apoiar esse momento de retomada econômica com inovação e um olhar personalizado sobre as demandas de cada empreendimento”, afirmou Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

DESENVOLVIMENTO

Segundo o Senac-PE a iniciativa já transformou mais de 100 pequenos negócios em Pernambuco, entre eles o Eba Tem Refeições, da empreendedora Joana D’Arc. “Com a consultoria, me senti estimulada. Analisamos o segmento, vi os pontos fortes e fracos do meu negócio, que é alimentação saudável congelada. Iniciei campanhas de divulgação nas redes sociais e passei a ter um contato maior com os clientes, fidelizando e até resgatando antigos e captando novos. O faturamento já aumentou 50% depois que comecei a colocar o que aprendi em prática.”, comemora.

Quem também ganhou um novo fôlego para o momento foi o empresário franqueado Thiago Lucena. Com os fechamentos das suas seis lojas de vestuário e calçados durante as quarentenas mais rigorosas, a solução foi inovar. “O nosso consultor sugeriu implantar o que chamamos de ‘provador em domicílio’. Levamos para os clientes, sem taxa de entrega e sem compromisso, as mercadorias que eles desejam provar e tivemos um acréscimo de vendas de 20% a 30% no período”, explica. A consultoria também ajudou na profissionalização de instrumentos de gestão e no acompanhamento de indicadores.

Serviço:

Programa Adapta Comércio | Senac e Sebrae
Consultoria gratuita em gestão e inovação para microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte
Inscrições: pelo formulário do Sebrae (https://bit.ly/adaptacomercio)
Informações: Faculdade Senac Pernambuco – 0800.081.1688

Tags

Autor