Protocolos

Apenas vacinados contra a covid-19 poderão participar de eventos-teste em Pernambuco, diz Ana Paula Vilaça

Segundo a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ana Paula Vilaça, a decisão de restringir a entrada nos eventos a pessoas imunizadas seria uma maneira de incentivar a população pernambucana a se vacinar

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 01/09/2021 às 18:29 | Atualizado em 01/09/2021 às 18:30
Notícia
X

Com a liberação dos eventos com até 1.200 pessoas desde a última segunda-feira (30) em Pernambuco, o Governo do Estado reforçou nesta quarta (1º) que apenas quem já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a covid-19 poderá participar desse tipo de atividade. Segundo a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, a decisão de restringir a entrada nos eventos a pessoas imunizadas seria uma maneira de incentivar a população pernambucana a se vacinar.

"Um passo importante que o governo deu foi a exigência da vacinação para os participantes desses eventos. 80% das pessoas terão que ter as duas doses da vacina ou a vacina de dose única e 20% dos ingressos serão reservados para aqueles que têm pelo menos uma dose. Além disso, quem tem apenas uma dose da vacina também terá que fazer ou o teste RT-PCR 48 horas antes do evento ou o teste rápido de antígeno com 24 horas de antecedência", disse a auxiliar do governador Paulo Câmara (PSB), durante coletiva. "Essa é uma forma da gente estimular as pessoas a tomarem as suas vacinas e garantir essa retomada segura", completou Vilaça.

>> Governo de Pernambuco vai monitorar posteriormente 10% do público dos eventos-teste. Veja detalhes

>> Pernambuco libera shows com até 1200 pessoas a partir de setembro. Veja as regras

>> Classic Hall, Parador e outras casas já preparam shows após sinalização do Governo de Pernambuco

>> Após 17 dias registrando números diários abaixo de mil, Pernambuco confirma novos 1.057 casos de covid-19 nesta quarta

No pronunciamento, a secretária reafirmou, ainda, que 10% do público que participar desses eventos-teste será monitorado pelo Executivo após a sua realização. O objetivo seria verificar se essas festas terão algum tipo de impacto no aumento do contágio da covid-19 entre os seus frequentadores, informação que deve balizar as futuras decisões do Palácio do Campo das Princesas no sentido de liberar ou não um público maior para esse tipo de atividade, assim como outras flexibilizações.

"É fundamental que o Governo de Pernambuco, juntamente com os organizadores e produtores dos eventos, acompanhe esses resultados para que a gente possa definir as novas medidas, as novas liberações e flexibilizações para os meses de outubro, novembro", disse Ana Paula Vilaça.

Na semana passada, o governo anunciou que liberaria a realização de eventos culturais no Estado a partir do dia 30 de agosto. Na ocasião, foi informado que esses eventos poderiam ter um público de 1.200 pessoas ou 50% da capacidade do espaço, o que for menor. Além disso, os organizadores teriam que pedir autorização do Estado para promover a festa.

Na coletiva, a secretária relembrou que a partir desta semana eventos corporativos, colações de grau, aulas da saudade e cultos ecumênicos poderão ser realizados com 500 pessoas ou 80% do local, o que for menor. Será permitida música ao vivo, mas sem espaço para dança. Vilaça detalhou que, a partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro de esquema vacinal.

Os eventos sociais/buffet vão poder funcionar em todo o Estado, das 8h até meia-noite, em todos os dias da semana. A partir de 100 pessoas, será necessário o mesmo controle seguro de esquema vacinal e monitoramento dos convidados depois do evento. A presença de público em estádios de futebol segue proibida.

Os números da covid-19 no Estado

Nesta quarta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou mais 1.057 casos de covid-19 em Pernambuco, totalizando 608.586 pessoas infectadas com o coronavírus desde o início da pandemia. Entre os confirmados hoje, 45 (4,5%) são graves e 1.012 (95,5%) são considerados leves.

O governo também confirmou nas últimas 24 horas novas 28 mortes em decorrência da enfermidade. Os óbitos ocorreram entre 11 de março deste ano e a última segunda-feira (30). Ao todo, 19.411 pessoas já morreram pela covid-19 em Pernambuco.

Tags

Autor